Reforma Tributária: esteja preparado para as grandes mudanças

A reforma tributária parece estar cada vez mais perto de se tornar realidade. Porém, por mais que tenha sido aprovada pelo Senado, como o texto sofreu muitas alterações, ainda temos que aguardar a segunda votação em dois turnos na Câmara, com grande possibilidade de promulgação fatiada dos trechos comuns às duas Casas.

Diante disso, temos dois cenários que podem acontecer: a reforma passará a valer caso a Câmara aprove a redação sem alterar o texto, ou, em caso de novas mudanças na proposta, volta novamente ao Senado – e assim sucessivamente, afastando a possibilidade da reforma num futuro breve.

Além disso, a PEC prevê a regulamentação por lei complementar de questões como as regras do Imposto Seletivo; o funcionamento dos regimes específicos de tributação;  o valor de parte dos fundos que serão abastecidos pela União e direcionados aos Estados; entre outros temas. Isso quer dizer que se a proposta for aprovada ainda em 2023, no primeiro semestre de 2024 serão definidas as tais leis complementares que realmente irão moldar a reforma tributária.

Para as empresas que estão inseguras com o que está por vir, o momento exige que acompanhemos de perto as novidades sobre o assunto, monitorando diariamente as tendências e as legislações. Estar por dentro de cada atualização é um passo fundamental para as companhias não sofrerem impactos negativos, caso sejamos surpreendidos com a promulgação da reforma.

É inadiável também olhar a organização de maneira 360º, os processos, verificar o compliance, saber o quanto a nova dinâmica tributária irá impactar no negócio como um todo e, tão importante quanto, revisar os mapas de conformidade e fazer auditorias internas para estar ciente do nível de exposição ao risco perante o cenário que está sendo desenhado.

Outra tarefa que fará toda a diferença para as empresas não terem surpresas negativas com a reforma tributária é fazer um levantamento de todos os tributos pagos atualmente e simular se o que é pago no regime atual será o mesmo a ser pago após a reforma virar realidade.

Esses passos são essenciais para a companhia saber, com clareza, se a nova realidade tributária a ser recebida irá impactar negativamente na operação, se corre o risco de inviabilizar o negócio e, até mesmo, se será necessário operar de maneira diferente a partir da reforma tributária.

A grande sacada para melhor se adaptar nesses momentos de grandes transformações é entender a fundo como será a nova dinâmica, tentando equilibrar as novas regras, legislações e leis com a realidade de cada negócio. Essa é a maneira mais estratégica de encarar a reforma tributária.

Os tributaristas e profissionais do setor que seguirem esse passo a passo nesse momento, certamente conseguirão manter a saúde das organizações, e terão subsídios para auxiliar as empresas a reverem, se preciso, precificação e margem de lucro, por exemplo. Afinal de contas, sabemos que o valor pago em tributos interfere na lucratividade e na competitividade das companhias, então, é um assunto crucial para qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande.

Esteja atento às novidades, mantenha o foco e conte com a Synchro nesse processo!

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.