Principais pontos de atenção sobre o novo EFD-Reinf

Já estamos no segundo semestre de 2023, o que significa que faltam um pouco mais de dois meses para a entrega da nova EFD-Reinf, que se inicia às 8h do dia 21 de setembro – em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de setembro – relativos às retenções de IRRF, CSLL, PIS e Cofins.

Para as empresas que ainda não providenciaram os ajustes em seus sistemas, o tempo está se esgotando. Não deixem para a última hora! Mas, apenas a adequação dos sistemas não é garantia de que a entrega desta obrigação será feita de maneira correta. Para realizar os envios dos eventos da EFD-Reinf com excelência, é preciso interpretar muito bem a legislação e todos os seus pormenores, para evitar possíveis penalidades, multas ou fiscalizações de auditores fiscais.

Com o intuito de facilitar o dia a dia dos tributaristas, separamos alguns pontos de atenção da EFD-Reinf – Série R-4000, para as empresas não caírem na malha fina e evitarem possíveis penalidades. São eles:

 

  • Dados cadastrais: É mandatório consolidar todas as informações, mesmo se estiverem em ERP’s e sistemas diferentes. Esse passo é fundamental para evitar erros.

 

  • Escrituração dos pagamentos adiantados: Escriturar adiantamentos sem a informação da respectiva Nota Fiscal (NF) pode chamar a atenção do Fisco para possíveis averiguações. Para evitar situações como esta, uma alternativa é vincular a NF ao número do pedido, por exemplo.

 

  • Processos judiciais: É necessário atenção para não incluir na EFD-Reinf os processos que possuem vínculos empregatícios.

 

  • Tempo de processamento do EFD-Reinf: Como o volume da série 4000 é maior que a série 2000, as informações serão processadas mais lentamente, portanto, o ideal é não deixar para a última hora.

 

  • Envio das informações do JCP (Juros Sobre Capital Próprio) quando os dados pagos forem efetuados por terceiros: A Receita ainda não definiu um padrão de comunicação entre os entes envolvidos. Até lá, as empresas e seus bancos e/ou agentes financeiros precisam encontrar uma maneira de consolidar essas informações para enviá-las corretamente no EFD-Reinf. Caso os envios destes eventos sejam feitos via banco ou agente financeiro, será necessário que os mesmos tenham o certificado digital para conseguirem efetuar o envio. Vale ressaltar que os eventos com duplicidade precisam ser consolidados para um único CNPJ ou CPF.

 

  • Limite de R10 para o IR, PIS, Cofins e CSLL: A Receita Federal orienta que todas as retenções sejam enviadas, independentemente do limite de R$ 10,00 ser utilizado ou não. Ou seja, é melhor enviar todas as informações, sem levar em consideração o valor.

 

  • Como saber se o rendimento ultrapassa R$6mil: É importante lembrar que não tivemos alteração na legislação, portanto, nessas situações que não houveram mudanças na regra – e sim somente no layout/formato de enviar a obrigação – é necessário declarar todas as informações, sempre.

 

  • Eventos que podem ser enviados tanto pelo estabelecimento quanto pela matriz: Se houver alternância na forma de envio dos eventos periódicos, é preciso prestar muita atenção aos processos de retificações, para não sofrer penalidades.

Conte com a Synchro para superar os desafios que o EFD-Reinf trouxe para empresas e profissionais que atuam na área tributária. Estamos à disposição para te ajudar no processo de entendimento e adequação do novo layout.

Confira o nosso webinar gratuito, que detalha todos estes pontos comentados.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.