Quais são as perspectivas para o cenário econômico em 2022?

Mesmo após a volta gradativa à rotina “normal”, é notável o impacto da pandemia na economia brasileira. A prova disso foi um ano de 2021 quebrando recordes na arrecadação de impostos – considerando o início da série histórica, em 1995 – e um mercado inflacionado, com altas em todos os setores da cadeia produtiva nacional, dividindo opiniões e gerando incertezas em relação a 2022.

Algumas ações foram tomadas para desacelerar a inflação, como a permanência dos subsídios – embora tenham repercutido discursos de cortes por parte do Governo – e a redução em 10% da taxa de impostos para 87% dos bens e serviços importados, mesmo sem o aval do Mercosul. Mas isso não foi o suficiente para garantir que no próximo ano tenhamos algum indício de retomada.

O que se sabe é que a economia brasileira caminha para o seu pior desempenho entre as 20 principais do mundo. Membro do G20 desde 1999, o País ainda não conseguiu conter a disparada de mais de 10% da taxa inflacionária. As empresas precisam se preparar para vivenciar um cenário parecido com o que vivemos neste ano.

 

Os dois lados da moeda

Por um lado, temos o Ministério da Economia, que recentemente divulgou uma previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Segundo dados, a expectativa é de que o próximo ano seja marcado por um aumento de 2,5% no PIB, podendo variar conforme o fechamento de 2021 – caso a análise para este ano se confirme, o possível aumento de 5,3% proporcionará um carrego aproximado de 1,2% para 2022.

Segundo informações, “a retomada econômica está existindo com a liderança do investimento privado, pavimentando o caminho para a expansão da atividade no longo prazo por meio da ampliação da capacidade produtiva do País com o consequente aumento do emprego, da renda e do consumo futuros.”

Isso demonstra uma certa confiança por parte do governo, tendo em vista que mais ações serão tomadas para manter o equilíbrio das contas públicas e a eficiência dos gastos em diversos setores. Além disso, planeja-se que o investimento privado continue crescendo a passos largos, contribuindo para o desempenho do País.

Em contrapartida, especialistas afirmam que o próximo ano será marcado por muitos desafios, até que a economia possa ser restabelecida e apresente melhoras consideráveis. De acordo com notas divulgadas pela imprensa, a projeção para o PIB do próximo ano não conseguirá guiar uma expansão econômica.

De acordo com o Boletim Macro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), “olhando à frente, vemos os cenários doméstico e externo mais desafiadores em 2022, o que nos faz esperar que os preços de commodities sigam elevados e a liquidez internacional também permaneça acima da média histórica. Com isso, revisamos para baixo nossas expectativas para a atividade econômica tanto no quarto trimestre de 2021 como em 2022.”

Este também é o posicionamento de algumas instituições financeiras que, recentemente, divulgaram suas previsões para o próximo ano, nas quais citam que haverá uma tendência cada vez maior de redução do PIB, inflação mais alta e juros abusivos.

 

O que devemos esperar?

Há poucos dias do encerramento do ano, ainda acompanharemos vários capítulos desta novela, mas é fato que as expectativas para 2022 ainda dividem opiniões. São muitos os cenários planejados por empresas, economistas e Ministros, com uma única certeza em comum: todos devemos nos planejar!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.