Programas Confia e Sintonia são novos programas de incentivo a conformidade fiscal da Receita Federal

A Receita Federal anunciou o lançamento de dois novos programas de incentivo a conformidade fiscal, com foco na classificação de risco e a autorregularização das empresas, os programas “Confia” e “Sintonia”, que devem ser lançados nos próximos meses segundo a superintendente da Receita Federal, Marcia Cecilia Meng.

O primeiro programa, o “Confia”, é destinado para grandes empresas, que propõe possibilitar a previsibilidade e antecipação de problemas no cumprimento das obrigações fiscais, a previsão de lançamento é para este mês de dezembro. A superintendente da Receita Federal ainda enfatiza que: “Com o Confia queremos entender porque as inconformidades aconteceram e atuar de forma preventiva”,

O segundo programa, “Sintonia”, terá como objetivo mapear e classificar o perfil de risco dos contribuintes, semelhante ao programa “Nos Conforme” do Estado de São Paulo, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024.

Em contramão ao passado, em que autuações eram efetuadas sem prévio aviso e as Fazendas se mantinham distantes dos contribuintes através de processos morosos e burocráticos, os programas de conformidade fiscal buscam estreitar esse relacionamento dos contribuintes com os Fiscos, atuando de forma ativa na orientação para prevenção de possíveis falhas, de forma mais cooperativa conforme a superintendente declara: “Um sistema de administração tributária que priorize medidas coercitivas, como fiscalizações, não atende mais às necessidades da sociedade”.

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.