Como as empresas lidam com a complexidade tributária no Brasil?

O ambiente tributário brasileiro possui uma complexidade muito elevada, levando em consideração a quantidade de normas tributárias a serem observadas nas esferas municipal, estadual e federal, além da velocidade com que são alteradas ou criadas novas regras.

Para se moldar a esse ambiente, as organizações buscam se atualizar com frequência, utilizar softwares de automação para minimizar riscos, ganhar tempo e velocidade. Além disso, buscam garantir que a equipe de tax esteja sempre um passo a frente no que se refere a legislação, tecnologias e metodologias pertinentes ao setor.

Em pesquisa realizada pela Deloitte, “Tax do Amanhã”, as empresas entrevistadas forneceram dados sobre o assunto, indicando terem observado em 2019 um aumento significativo na demanda por tais treinamentos em relação a 2018, como se pode observar no gráfico abaixo:

 

A alta complexidade também ocasionou um aumento do nível de dificuldade verificado pelas empresas para contratação de profissionais qualificados, e para treinamento dos profissionais já existentes. No primeiro caso, as empresas frequentemente optam por um modelo de co-sourcing, ou seja, combinação de profissionais da própria empresa com profissionais terceirizados para a equipe tributária.

Em geral, as empresas menores optam por terceirizar, enquanto as de maior porte (com faturamento maior do que R$ 1000 milhões) em sua maioria possuem times formados exclusivamente por funcionários da empresa. O gráfico abaixo traz essa proporção entre as empresas entrevistadas pela pesquisa, classificando-as por faixa de faturamento:

Outro ponto muito influenciado pela alta complexidade tributária no Brasil é a quantidade de horas gastas na gestão tributária, nas organizações. O cenário desafiador para a gestão de impostos traz algumas variáveis que são determinantes para definir a demanda de horas dedicadas ao compliance tributário, são elas:

  • Porte da organização
  • Setor de atuação (se é mais ou menos regulamentado)
  • Estrutura da área tributária (própria ou terceirizada)
  • Quantidade de Estados em que opera

 

Com relação ao tempo dedicado a cada etapa da apuração de tributos, verificou-se que aproximadamente 50% do tempo é dedicado aos tributos do fisco federal.

A pesquisa também constatou um aumento de eficiência conforme o porte da organização aumenta, apesar do consequente aumento considerável no número de horas dedicadas pela equipe tributária para gestão fiscal.

Isso ocorre porque empresas de maior porte investem para desenvolver uma robusta estrutura tributária, composta por uma equipe bem treinada, qualificada e especializada, que conta com recursos tecnológicos e metodologias ágeis na gestão dos processos fiscais.

Por fim, é importante destacar que fazer uso de um software confiável de automação fiscal e tributária é essencial quando o objetivo é aumentar a eficiência e reduzir os riscos de erros ou inconsistências nas apurações e transmissões ao fisco.

A tecnologia pode e deve ser uma grande aliada das organizações brasileiras, que possuem o desafio constante de lidar com um cenário tributário de alta complexidade.

 

Fonte: Pesquisa “Tax do Amanhã – Tecnologias e recursos para os atuais desafios tributários das organizações”, elaborada por Deloitte, disponível em: https://pesquisas.lp.deloittecomunicacao.com.br/tax-do-amanha

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.