Novo imposto de exportação para petróleo é questionado no STF

Anunciada pelo governo Lula há poucas semanas, a cobrança do imposto de exportação para o petróleo já está sendo questionada no STF. A  Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi movida pela Associação Brasileira de Exploração e Produção (Abep), vinculada ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), principal entidade do setor de óleo e gás do país.

Os principais argumentos utilizados pelo IBP são de que há quebra de contrato – pois quando a exploração de petróleo foi contratada não havia a cobrança desse tributo -,  que o imposto tem caráter extra-fiscal, não podendo, assim, ser utilizado para gerar receita apenas, além de afetar os princípios da livre concorrência, da isonomia, da capacidade contributiva, do não-confisco e da segurança jurídica.

Acompanhe de perto a ação: Petroleiras acionam STF contra novo imposto de exportação de Lula

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.