Saiba por que ECF e eSocial vão exigir uma atualização tecnológica

A cobrança de impostos, a seguridade social, as informações dos trabalhadores e a transmissão dessas informações ao governo estão passando por uma transformação significativa no Brasil.

O projeto de transformação de registros trabalhistas, conhecido como eSocial, tem como objetivo agilizar a transmissão de dados relacionados ao trabalhador a várias instituições do governo federal, incluindo o Instituto Nacional de Seguridade Social, o Ministério do Trabalho e a Caixa. Assim como o eSocial, a ECF, que deve ser transmitida anualmente ao SPED, visa a unificação e a atualização tecnológica do atual modelo contábil das empresas.

O ECF e eSocial terão um grande impacto sobre as empresas, que deverão passar por uma atualização tecnológica para se adaptarem a essa nova demanda, trazendo grandes alterações em comparação com o sistema atual. Confira o nosso post e saiba tudo a respeito!

Quais serão as atualizações tecnológicas necessárias?

Algumas destas mudanças incluem:

  • Centralização das informações dos trabalhadores, da segurança social e de informações fiscais em um único banco de dados que devem ser fornecidos para vários setores do governo.
  • Integração de dados da empresa em um único sistema e permitindo a transmissão on-line dos dados, eliminando dezenas de formulários de papel.
  • A padronização e integração de registros de emprego de pessoas físicas e jurídicas.
  • Os empregadores serão obrigados a comunicar dados específicos relacionados ao trabalho, incluindo informações relativas a contratação, remuneração, horas de trabalho, folhas, modificação do contrato, a notificação de acidentes, os pagamentos da segurança social e contribuições, e demissões.
  • Adoção de um modelo de gestão integrado como o ECF Web para uma constante organização e atualização de dados fiscais.

É uma enorme transformação, mas, a longo prazo, será muito positivo para as empresas como um todo. Uma vez que as empresas invistam em tecnologia, deverão gastar menos tempo e consumo de energia preenchendo a papelada.

Isso leva à redução de custos e não requer um investimento tão alto, um aspecto crucial, especialmente no momento atual de restrições econômicas. Portanto, tais considerações são uma das principais razões para a introdução de Cloud Computing em um negócio.

Onde entra a Cloud Computing?

A Cloud Computing está mudando a forma como os contadores fazem seus negócios. É um modelo bastante simples e direto de como a tecnologia contínua pode encontrar soluções para melhorar as funções do negócio. Provedores de Cloud Computing já fornecem uma série de serviços para atender às necessidades de empresas de contabilidade e contadores. A maioria destes serviços são aplicações internas de soluções de contabilidade para a empresa e para os clientes.

Quando uma empresa de contabilidade decide tirar proveito da Cloud Computing, é importante considerar a conectividade com a Internet, porque a Internet desempenha um papel vital em sistemas de Cloud Computing. Uma vez que você faz uso Cloud Computing, a sua empresa deve possuir uma Internet de banda larga.

Tanto quanto possível, você tem que comprar o serviço de Internet que oferece a melhor disponibilidade de conexão que você pode pagar. Quando as necessidades da sua empresa crescerem suas necessidades de velocidade de internet também irão crescer.

A gestão de documentos torna-se muito mais eficiente com a Cloud Computing. Um funcionário pode usar só palavras-chave ou frases para pesquisar grandes volumes de dados alojados nas nuvens. A recuperação de informação é mais rápida com a computação em nuvem do que ir fisicamente aos arquivos para se obter as informações necessárias. Os dados também são protegidos contra acesso não autorizado por outros funcionários.

As principais vantagens do cloud computing são:

  • Maior transparência e melhores controles de auditoria;
  • Melhores ferramentas de criptografia de dados;
  • Possibilidade acessar o aplicativo/sistema em tempo real;
  • Capacidade de auditar remotamente o serviço;
  • Ferramentas de busca;
  • Mecanismos de geração de relatórios fiscais;
  • Clareza na atribuição de responsabilidades e obrigações;
  • Capacidade de auditar fisicamente o centro de processamento de dados;
  • Implementação de tecnologias que suportam a privacidade dos dados;
  • Quadro que permite o controle e rastreabilidade da cadeia de valor.

E então? Sua empresa está preparada para a atualização tecnológica exigida pelo ECF e eSocial? Precisando de ajuda, contate a Synchro!

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