Inteligência Artificial no setor fiscal

As grandes corporações têm investido cada vez mais em tecnologia, adentrando um caminho sem volta, o da transformação digital e consequentemente das relações de trabalho. A Inteligência artificial tem potencializado o processo produtivo em diversas áreas, trazendo oportunidades de crescimento e inovação para as empresas.

Mas antes de entender como a IA pode ser aplicada no setor fiscal e quais as vantagens da sua adoção, vamos entender o que é Inteligência Artificial.

 

O que é a Inteligência Artificial (IA)?

A Inteligência artificial é um avanço tecnológico que tem como objetivo reproduzir padrões de comportamento humano através de dispositivos e programas eletrônicos, automatizando tarefas ou predizer ações através da análise de comportamentos e hábitos.

Hoje podemos identificar o uso da IA através do algoritmo de redes sociais, assistentes de voz como Alexa e Siri, ou através da sugestão de produtos complementares no momento de uma compra online.

 


Inteligência artificial aplicada no setor fiscal

O Fisco tem se tornado cada vez mais digital, exigindo maior transparência e conformidade por parte das empresas, aumentando a necessidade de controle de informações e processos da área fiscal. Atividades manuais, informações partilhadas em diversos sistemas e processos que demandam muito tempo podem comprometer a conformidade fiscal e gerar custos devido a multas ou no tempo gasto para retificações.

No entanto, as empresas que possuem ferramentas tecnológicas para suportar as áreas conforme a sua necessidade, possibilita que profissionais capacitados possam utilizar do seu conhecimento de forma mais estratégica e na área fiscal não é diferente.

Atualmente, a necessidade de profissionais que detenham conhecimento fiscal aliado a inteligência de negócio se tornou muito maior, profissionais com a habilidade de interpretar e compreender as mudanças legais, mensurar o impacto através da análise de dados e propor planos factíveis que gerem resultados positivos.

A IA entra nesse contexto como uma solução para apoiar o setor fiscal no processo de conformidade e otimização de recursos, favorecendo uma gestão fiscal eficiente.

 

Quais as vantagens da IA no setor fiscal?

Uma das principais vantagens da IA no setor fiscal é a capacidade de automatizar processos, ou seja, aquelas tarefas rotineiras e onerosas, sejam elas tarefas de execução ou validação de dados. A automação diminui a probabilidade de erros humanos além de reduzir o tempo gasto nas demandas, logo diminuindo a possibilidade de penalidades devido a não conformidade.

Uma solução fiscal que possui IA tem a capacidade de executar e analisar um grande volume dados em pouco tempo ou em tempo real, é capaz de fornecer informações baseada em dados e é uma solução que se ajusta conforme as mudanças da legislação.

É importante salientar que uma solução fiscal inteligente otimiza o processo de gestão fiscal, mas não dispensa a necessidade de profissionais especializados que possam interpretar as mudanças de leis e possam ajustar o planejamento em prol da manutenção da competitividade do negócio.

Outro ponto importante é a otimização da governança de documentos fiscais, que facilitam o acesso e revisão de documentos, seja para consulta ou fiscalização, auxiliando no compliance do setor fiscal.

A maioria das implementações de IA bem sucedidas no setor fiscal partiram de um bom plano estratégico, mapeamento das necessidades, identificação dos trabalhos manais que poderiam ser otimizados através do uso da tecnologia e a parceria com empresas que disponibilizam soluções capaz de controlar e reduzir custos e riscos fiscais, evoluir de forma aderente ao Fisco e a necessidade do seu negócio, e principalmente que possuam experiência e expertise em inteligência fiscal.

Agora que você sabe os benefícios da IA para o setor fiscal, clique aqui e conheça as soluções da Synchro que automatizam e otimizam os processos da cadeia fiscal.

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.