Insumos consumidos indiretamente no ciclo produtivo geram créditos de ICMS

O TJSP decidiu que os insumos consumidos indiretamente no ciclo produtivo geram créditos de ICMS. A decisão se deu devido à vitória de uma metalúrgica, que compra eletrodos de grafite para gerar uma corrente elétrica e esquentar os fornos para a fundição de metais, processo que consumia o material e exigia que a companhia fosse periodicamente ao mercado para o substituir.  A companhia enxergava o eletrodo como insumo para a fundição, de modo que tomava créditos de ICMS sobre a sua aquisição. Porém, foi autuada pela Sefaz-SP, que alegou haver irregularidades no pagamento do imposto.

Ao analisar o caso, a corte considerou que é possível a compensação dos créditos de ICMS, ainda que não haja o consumo imediato e integral do material adquirido, bastando, assim, analisar se o bem é utilizado na fabricação do produto final.

Para a advogada Fernanda Rizzo Paes de Almeida, a decisão abre bastante o leque de produtos adquiridos pelas empresas que gerarão direito ao crédito.

Veja detalhes do processo: TJSP: Insumos consumidos indiretamente no ciclo produtivo geram créditos de ICMS

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.