Inclusão do PIS/Cofins no cálculo do ICMS é tema no STJ

O STJ suspendeu o julgamento em que vai definir se o PIS/Cofins integram a base de cálculo do ICMS. O tema está em voga porque a Meneplast Embalagens e Artefatos de Plásticos recorreu da decisão do TJSP, que considerou não haver ilegalidade na inclusão do PIS e da Cofins na base de cálculo do ICMS, pelo fato de o repasse compor o valor do serviço prestado ao consumidor sendo, portanto, mero repasse econômico.

A companhia pede pela não inclusão dos valores do PIS e da Cofins na base do ICMS considerando a ilegalidade e inconstitucionalidade dessa inclusão em relação a operações futuras, além do reconhecimento de seu direito para futura compensação de valores que foram recolhidos a título de ICMS sobre o PIS e a Cofins, desde cinco anos antes do ajuizamento da ação.

Por enquanto, dois dos cinco ministros da 1ª Turma votaram, um pela inclusão e outro contra.

Acompanhe o caso: Inclusão do PIS/Cofins no cálculo do ICMS divide ministros do STJ

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.