Constitucionalidade da multa isolada sobre compensação não homologada segue em julgamento no STF

Por enquanto, três ministros votaram contra a cobrança da multa de 50% sobre o valor de crédito tributário objeto de compensação não homologada pela Receita Federal. Os votos são dos relatores ministros Edson Fachin e Gilmar Mendes e do ministro aposentado Celso de Mello.

Para o relator, ministro Gilmar Mendes, a aplicação de multa isolada pela mera não homologação de declaração de compensação, sem que esteja caracterizada a má-fé, falsidade, dolo ou fraude, “fere o direito fundamental de petição e o princípio da proporcionalidade”. E para o ministro Edson Fachin, é inconstitucional a multa isolada prevista em lei para incidir diante da mera negativa de homologação de compensação tributária.

Os contribuintes contestam a multa isolada por já estarem sujeitos à aplicação de uma outra, chamada multa de mora, de 20%. Os demais ministros ainda depositarão seus votos.

Acompanhe o julgamento: STF retoma julgamento bilionário sobre multa de 50% aplicada pelo Fisco

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.