Contencioso tributário: o que é, como acontece e como proceder?

Sabemos que a complexidade da legislação tributária brasileira resulta em inúmeros questionamentos sobre a legalidade e constitucionalidade dos tributos. A partir dessa característica peculiar surge o termo contencioso tributário, conhecido como uma ferramenta importante para evitar o pagamento indevido de tributos, multas e juros originados de autuações realizadas por diferentes órgãos fiscalizadores.

De modo geral, além de prevenir e reverter tais pagamentos indevidos, o contencioso tributário também pode causar um considerável impacto econômico positivo no caixa das empresas, principalmente levando em consideração o fato de que o nosso sistema tributário possui muitas incoerências, o que ocasiona, por exemplo, pagamentos em duplicidade de algumas obrigações tributárias. Para se ter uma ideia, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão de impostos apenas este ano, segundo o impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). E, apenas em 2023, o país soma ​5.883 processos no contencioso.

Diante dessas informações, a questão é: como realizar um trabalho preventivo para garantir segurança e conformidade fiscal? O primeiro passo é analisar os pagamentos realizados e as cobranças de impostos que estão incidindo sobre o negócio. Caso encontre inconsistências, sua companhia tem o direito de contestar tais cobranças – seja por meio de processo administrativo ou judicial – e, se a lei for favorável à sua organização, terá o débito cancelado ou o dinheiro restituído.

Mas antes mesmo de chegar nessa fase de não conformidade e contestação, há meios de prevenir, realizando um diagnóstico minucioso e uma revisão fiscal das seguintes questões:

  • Documentos fiscais não escriturados
  • Transporte de saldo credor incorreto
  • Quebra de sequência de nota fiscal emissão própria
  • Comparativo EFD X GIA
  • Duplicidade na escrituração dos documentos fiscais
  • Divergência no valor do ICMS
  • Operações ZFM e Área de livre comércio

Dessa maneira, previne-se situações de não conformidade e evita-se que a sua empresa entre no contencioso tributário brasileiro, na tentativa de reaver valores que, se acompanhados de perto por meio do trabalho preventivo, estarão sempre corretos.

Os maiores desafios que impedem o Brasil de diminuir a alta litigiosidade do contencioso tributário são:

  • Compreensão do contribuinte a respeito do processo tributário
  • Tempo de julgamento dos litígios associado ao volume de processos no contencioso
  • Complexidade na interpretação da legislação e outros desafios que fazem contencioso chegar a R$ 5,4 trilhões
  • Trabalho multidisciplinar de contabilistas e advogados na elaboração da defesa

Porém, com o intuito de melhorar a relação com o contribuinte e prevenir que situações de não conformidade aconteçam, os governos e o Fisco vem trabalhando para que as abordagens de fiscalização sejam realizadas de maneira cada vez mais transparente com a sociedade, por meio de monitoramento, diálogo e autorregularização. Além dos programas que incentivam a rápida resolução dos processos judiciais nas esferas federal, municipal e estadual.

Independentemente do quão complexo seja interpretar a legislação e apurar determinados tributos, com o monitoramento contínuo e minucioso das obrigações fiscais e tributárias, é possível evitar a entrada no contencioso tributário. Esse trabalho demanda atenção, dedicação e amplo conhecimento do setor, mas vale a pena investir recurso e tempo nisso, acredite.

Conte com a Synchro para te apoiar neste e em qualquer outro processo!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.