Como acompanhar as mudanças do setor tributário com agilidade e garantir conformidade

Em matéria tributária, todo começo de ano é bastante movimentado, com várias novidades, mudanças, novas entregas, prazos, legislações passam a valer etc. E nós, tributaristas e profissionais diretamente ligados às demandas fiscais, temos que estar a par de todos estes acontecimentos e atentos às adaptações que as empresas deverão fazer nesses primeiros meses de 2024.

Por mais que o país esteja num momento tributário histórico, com a aprovação da Reforma Tributária, não devemos esquecer das obrigações já existentes e que ainda estão em vigor. É importante lembrar que o período de transição não começou. Então, temos que focar no que é válido atualmente e que, se porventura não for cumprido, irá causar prejuízos significativos aos negócios.

Em relação à Reforma Tributária, devemos nos ater, por enquanto, a acompanhar as atualizações de maneira eficiente, tendo sempre como base as principais fontes oficiais que tratam do assunto, como o site da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, por exemplo. Nós, da Synchro, também estamos empenhados em manter nossos leitores atualizados – através da SynchroNews – disponibilizando conteúdos gratuitos produzidos por profissionais experientes, de alta envergadura técnica tributária-fiscal. Inclusive, criamos um comitê de especialistas sobre a Reforma Tributária que, desde o início de 2023, acompanha todas as movimentações do governo no que diz respeito a este tema.

Independente da Reforma, neste começo de ano – como de praxe – temos que acompanhar as mudanças da área tributária com agilidade e eficiência, para diminuir as situações de não conformidade e cumprir com excelência as entregas das obrigações, garantindo, enfim, a conformidade tributária.

Confira o check-list tributário para você ter sucesso em 2024:

 

  • O que os tributaristas precisam se atentar todo começo de ano

É necessário estar preparado para atender às novas legislações que passam a valer no início de cada ano. Como os tributaristas já esperam por essas novidades nessa época, espera-se que o ambiente corporativo operacional esteja previamente estabelecido, pronto e preparado para que a companhia garanta a conformidade tributária fiscal. Então, o ideal é que os preparativos para adequação a estes eventos sejam feitos muito antes da data em que a legislação entra em vigor – no momento em que a organização iniciar o planejamento para o ano seguinte. Ou seja, cabe à área tributária fazer o levantamento de informações como as estimativas e os aspectos tributários futuros já nessa fase, para compor o conjunto de planejamento da empresa para o próximo ano.

 

  • O que fazer no início de 2024 que garantirá conformidade tributária ao longo dos próximos meses

Seguindo a estratégia de antecipação aos desafios e possíveis problemas a serem enfrentados, é de fundamental importância que as companhias incorporem em suas boas práticas a elaboração do planejamento tributário. Ao elaborar este documento, além dos tributaristas se forçarem a estudar e interpretar a legislação tributária com o intuito de encontrar situações lícitas e possíveis que tragam redução na carga tributária, menos custo de atendimento aos requisitos legais e minimização dos riscos de não conformidade, também conseguem simular cenários/possibilidades e antecipar possíveis impactos financeiros/econômicos decorrentes das variáveis tributárias. Tarefas como essas ditam o sucesso da organização, já que constroem uma base sólida para o negócio fluir, coibindo qualquer problema ou incoerência fiscal.

 

  • Quais as principais novidades fiscais e tributárias de 2024

Os tributaristas devem se atentar nestes seguintes pontos, que gerarão efeitos significativos nos negócios:

  • Impactos da MP 1.202/2023, que trata da reoneração da folha de pagamento e revogação de outros benefícios fiscais;
  • Mudanças e impactos da MP 1.185/23, que trata da mudança de cálculo na sistemática de tributação do JCP e do crédito fiscal de subvenção para investimento;
  • Leitura, interpretação e identificação dos impactos das Leis Complementares decorrentes da Reforma Tributária;

É válido ressaltar que para esses e outros assuntos serem estrategicamente viabilizados dentro da empresa, é necessário ler, entender, simular e sistematizar tais eventos. Vale frisar que o item sistêmico faz total diferença para as companhias relatarem suas obrigações ao Fisco de maneira correta e consistente – ou seja, é essencial optar por uma boa Solução Fiscal – e não apenas um sistema – para que a área tributária abandone de vez qualquer tarefa manual ou em planilhas eletrônicas, tendo em vista que essas dinâmicas, atualmente, não funcionam mais, podendo gerar erros nas entregas e aumentando o risco de não conformidade tributária.

 

  • Como agir se alguma obrigação for entregue de maneira errada, porque a regra mudou em 2024

Se isso acontecer, é necessário cautela na resolução. Primeiro, pesquise as particularidades da legislação tributária principal e acessória. Quanto à principal, é preciso saber o que deixou de ser feito, especificar a abrangência que a lei traz em termos de juros, multas e prazo de recolhimento. Já em relação às obrigações acessórias, saiba o que pode, como, quando e a amplitude das correções a serem feitas. Por exemplo, caso a organização não calcule os fatos decorrentes da Reoneração da Folha de Pagamento de forma correta, isso repercutirá na EFD-Reinf, que, por sua vez, repercutirá na DCTF-Web e assim sucessivamente. Um erro no cálculo do JCP vai repercutir nos valores declarados na ECF e, em todas essas circunstâncias, a empresa estará vulnerável antes à malha fina da RFB.

Em suma, deve ser feito essa revisão minuciosa do que deixou de ser entregue e entender os próximos passos para reverter o status de não conformidade tributária.

A total atenção, o acompanhamento das novidades da área tributária, a antecipação, no sistema corporativo, das adequações necessárias para cumprir as obrigações são diretrizes básicas que ditarão o sucesso não só da área fiscal, mas também dos negócios.

Conte sempre com a Synchro para superar os desafios do dia a dia!

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.