Complexidade tributária e os desafios do próximo presidente

Complexidade tributária e os desafios do próximo presidente

O Sistema Tributário Brasileiro foi estruturado em 1966 e desde então sofreu algumas alterações, mas ainda é considerado obsoleto e ineficiente.  A atual estrutura tributária é complexa, pois temos mais de 70 tributos federais, estaduais e municipais, distribuídos entre impostos, taxas e contribuições. Segundo o Banco Mundial, o cidadão brasileiro gasta em média 1500 horas no ano para fazer o pagamento desses tributos. Além disso, esse sistema afeta a distribuição de renda do país, já que grande parte dos tributos são indiretos (não tem relação com a renda do contribuinte) e acaba por penalizar os mais pobres, que pagam o mesmo valor de tributo que a população com maior renda.

Nesse momento, o Brasil está passando pelo processo eleitoral. Já temos definidos os nomes que vão compor a câmara e o Senado, mas em menos de uma semana, haverá o segundo turno para a eleição do presidente.

Ainda durante a corrida presidencial para o primeiro turno, ganhou destaque a campanha da senadora Soraya Thronicke, na época candidata à Presidência da República pelo partido União Brasil.

A senadora defendeu a implementação de um novo sistema tributário, para substituir 11 tributos federais por apenas um Imposto Único Federal (IUF), a uma alíquota de 1,26%. O fato gerador desse tributo seria a movimentação financeira.

De fato, a proposta parece ser bem atrativa e revolucionária, mas pode não ser tão efetiva e simples quanto parece. Na época da campanha, a própria senadora afastou qualquer semelhança da sua proposta com a extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), inclusive, esse termo foi evitado durante a apresentação da proposta pois sabemos que é um termo negativo para a população em geral.

Cabe ressaltar que embora frequentemente impostos e tributos sejam tratados como sinônimos, não são exatamente a mesma coisa. Tributo é gênero, dividido em: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições. Ou seja, imposto é uma espécie de tributo.

  1. Impostos: financiam as atividades do Estado e podem ser federais (por exemplo, IR e IPI), estaduais (por exemplo, IPVA e ICMS) ou municipais (por exemplo, IPTU e ISS).
  2. Taxas: cobrada para utilização de serviço público específico e divisível (por exemplo, taxa para emissão de CNH) ou para fiscalização (por exemplo de estabelecimentos).
  3. Contribuições de melhorias: quando há valorização de imóvel devido a obra pública.
  4. Empréstimo compulsório: permite ao Estado receber dinheiro do contribuinte em decorrência de calamidade pública, guerra ou urgência de investimentos. É um tributo federal e temporário. Até hoje só foi utilizado em 1986, como tentativa de estabilizar a economia.
  5. Contribuições: diferente dos impostos, tem finalidade específica.
  • COFINS e CSLL: os contribuintes são as empresas e são destinadas à seguridade social;
  • CPMF: já extinta, mas era cobrada de pessoa física e destinada a saúde pública;
  • CIDI: cobrada na compra de combustíveis, tem como destino programas ambientais, subsídio para combustíveis e infraestrutura de transportes.

Enfim, fato é que a Reforma Tributária é uma necessidade no Brasil, mas não é tão simples assim alterá-la. O sistema é complexo e precisa atender a várias finalidades e requisitos (conseguir arrecadação suficiente ao mesmo tempo que deve atender aos diversos princípios tributários). Muitos tributaristas tentam alterar o sistema, mas até hoje nada foi decidido. Inclusive existem 3 diferentes projetos em andamento no país visando a diminuição dos tributos, que estão pausados no momento. Os detalhes precisam ser pensados com cuidado pois qualquer alteração impactará diretamente não só no bolso do contribuinte, mas também toda a economia do país.

Por enquanto não temos nenhuma solução e pode ser que a Reforma Tributária finalmente saia no próximo governo. Porém até que nenhuma mudança de fato ocorra, as empresas podem reduzir os riscos de serem autuadas e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias, incluindo o pagamento de tributos.

É possível utilizar a elisão fiscal, ou seja, estratégias que visem reduzir a carga tributária de uma empresa. Assim, por meio de um correto planejamento tributário, é possível encontrar formas de se diminuir a tributação, ao se utilizar de redução de base de cálculo, evitar incidência do fato que gera a cobrança do tributo, ou ainda, postergando o pagamento do tributo, tudo isso obedecendo a legislação tributária e sem deixar de fazer o pagamento de tributos devidos.

Além disso, é possível atender ao cumprimento de obrigação acessória de maneira efetiva e sem muito custo tanto financeiro propriamente dito, quanto de mão de obra ao se utilizar uma solução fiscal adequada, que esteja sempre atualizada conforme a legislação tributária.

Dessa forma, é possível suavizar todo o processo de apuração e pagamento dos tributos enquanto a Reforma Tributária de fato não acontece.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.