Caso de arbitragem: 52% do crédito tributário atual é tido como irrecuperável. O que fazer?

Caso de arbitragem: 52% do crédito tributário atual é tido como irrecuperável. O que fazer?

Atualmente, a União Federal detém crédito tributário de R$ 2,567 trilhões, dos quais estima-se que cerca de 52% (R41,3 tri) seja irrecuperável, quadro agravado pelo tempo de tramitação e a alta taxa de congestionamento dos processos judiciais, especialmente as execuções fiscais, que alcançam o percentual de 87% dos casos.

Tendo em vista que, grande parte do estoque da dívida tributária pode ser atribuída à baixa efetividade dos meios de cobrança disponíveis, é latente a necessidade de repensar as formas de cobrança destes impostos.

Isso justifica a frequência de debates acerca da possibilidade de se implementar meios extrajudiciais para solução de conflitos no campo tributário, como por exemplo, identificar novos limites da atuação de arbitragem, como propõe o PL nº4468/2020.

Confira abaixo:

Fonte: “O limite da qualificação jurídica dos fatos na arbitragem tributária”, publicado no Estadão, de autoria dos advogados Diogo Luiz Araújo Covêllo e Eduardo Muniz Machado Cavalcanti.

Conheça as Soluções Fiscais da Synchro (clique aqui)

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.