Análise dos 100 primeiros dias do governo Lula em matéria tributária

Como de praxe, novos mandatos são repletos de alterações, novidades e todas as outras questões que envolvem a administração de uma nação. E em termos de matéria tributária, não podemos negar que o governo Lula – nesses pouco mais de cem dias à frente da presidência da república – movimentou bastante o setor, fazendo com que as empresas de todos os tamanhos e segmentos se adaptem para evitar surpresas de não conformidade.

Parte das primeiras medidas para tentar evitar problemas nas contas públicas neste ano e conter a alta na dívida do setor público são ações que visam o aumento da arrecadação que já estavam nos holofotes das organizações logo no início de 2023, como, por exemplo:

  • A volta da cobrança de impostos federais sobre combustíveis
  • A exclusão do ICMS da base de cálculo dos créditos da contribuição para o PIS/Pasep e da contribuição para a Cofins
  • A revogação do decreto que cortava pela metade as alíquotas de Pis e Cofins pagos por grandes empresas
  • O novo programa de parcelamento extraordinário de dívidas, chamado “Litígio Zero”
  • A alteração da quantidade de organizações que podem usufruir do benefício de alíquota zero, instituído pelo PERSE – Programa de Emergencial de Retomada do Setor de Eventos

Além disso, tivemos também importantes alterações nas entregas de algumas obrigações acessórias que ainda passarão a valer:

  • Ainda sem data oficial para ambos eventos, a DCTF será substituída pela DCTFWeb em relação ao IRRF decorrente das relações de trabalho, apurado por meio do eSocial, e no que diz respeito à confissão de dívida e de constituição de créditos tributários relativos ao IRRF e aos valores de retenção de IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins.
  • A partir de 23 de setembro de 2023 será o início da obrigatoriedade do envio dos eventos da EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações) relativos às retenções de IRRF, CSLL, PIS e Cofins.
  • Previsto para o início de 2024, a DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) deixará de existir. Agora, as obrigações passam a ser transmitidas via EFD-Reinf.

Outra novidade é que, em breve, as empresas serão obrigadas a informar no eSocial as condenações transitadas em julgado decorrentes de reclamações trabalhistas. Como a disponibilização do módulo para a entrada em produção dos eventos de processos trabalhistas no eSocial estava prevista para 1º de abril, mas foi novamente prorrogada sem aviso da nova data, é necessário acompanhar de perto este assunto. Isso também terá a finalidade de concentrar as informações da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), que será substituída pela DCTFWeb.

Reforma tributária e o arcabouço fiscal

Mesmo já sendo discutida há décadas, a pauta da reforma tributária voltou com força total no governo Lula. Considerada essencial para aproximar as regras brasileiras do resto do mundo e reformar um sistema que é tido como complexo por empresários e investidores, a PEC 45 e a PEC 110 tramitam no Congresso Nacional, e servirão de base para o texto final, que segue em negociação. Porém, apesar de ser prioritária neste novo governo, sabemos que a reforma é considerada complexa, tanto do ponto de vista político quanto do ponto de vista do mercado.

Por fim, o novo arcabouço fiscal reúne características favoráveis de uma regra de controle de despesas e metas de resultado primário, e permite a estabilização da dívida pública – por mais que os objetivos estabelecidos ainda dependem de um aumento significativo no nível de receitas para serem críveis. Acreditamos que, independentemente da capacidade de o governo atingir as metas de resultado primário estipulados até 2026, a nova regra fiscal é capaz de produzir uma melhora expressiva na trajetória da dívida pública.

É notório que todas essas medidas e decisões causam impactos não só nas contas públicas e na economia do Brasil, mas também nas empresas. Todas essas mudanças e novidades têm o intuito de contribuir com a diminuição da dívida pública, com a elevação do PIB, instituir uma tributação mais justa no país, descomplicar um pouco a legislação brasileira e gerar mais segurança jurídica para as empresas que aqui operam. As tentativas são válidas e precisam avançar para que, de fato, gere resultados futuros para todos.

Diante deste cenário volátil, cabe aos tributaristas estarem sempre atualizados sobre as novidades que o governo propõe e se preparem para fazer qualquer adaptação necessária, para que as companhias não sofram consequências negativas, nem fiquem em situação de não conformidade por conta de medidas fiscais e alterações nas legislações. Fiquem atentos e contem conosco!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.