4 benefícios de ter uma equipe financeira interna

Várias empresas têm mudado sua visão sobre o departamento financeiro. O setor, que pouco tempo atrás era visto como apenas uma área de controle de gastos, tem ganhado um papel cada vez mais estratégico dentro das organizações. Essa valorização do setor financeiro acontece, em grande parte, devido à mudança de foco das empresas em 2015 — que estão mais concentradas na contenção de gastos e otimização de resultados.

Uma pesquisa da empresa de recrutamento da Robert Half apontou que a grande maioria das empresas do Brasil pretendem aumentar ou ao menos manter o número de funcionários da equipe financeira interna. Essa tendência é exatamente o contrário do que acontece em outros países, como a França, onde as empresas pretendem demitir funcionários dessa área.

Já pensou na ideia de contratar uma equipe financeira interna para sua empresa? Então confira quais são os benefícios que essa medida pode trazer para sua companhia:

Vantagens da equipe financeira interna

Confira alguns dos benefícios de ter uma equipe executiva interna para tratar das suas finanças:

Melhora o controle bancário da empresa

A presença da equipe financeira interna garante uma maior atenção a todas as movimentações bancárias, extratos, investimentos e até negociar tarifas com os bancos e conseguir melhores negócios. Ter um controle bancário mais eficiente pode representar uma grande redução gastos a longo prazo para sua companhia.

Aumenta o controle das contas a receber

Ter uma equipe financeira concisa para controlar os recebimentos da sua empresa torna mais fácil identificar quando seus recebimentos estão muito abaixo do esperado. Quando isso acontecer, sua equipe financeira pode trabalhar em conjunto com o departamento de relacionamento com o cliente para otimizar o processo de cobranças e alcançar menores índices de inadimplência junto aos clientes.

Melhora a relação entre a contabilidade e a gestão financeira

O setor financeiro é intimamente ligado com o setor de contabilidade das empresas. Nesse sentido, ter uma equipe financeira interna responsável por fazer o fluxo de caixa, realizar relatórios financeiros trimestrais irá criar uma relação para fornecer informações valiosas para a alta administração da empresa, otimizando a tomada de decisões estratégicas da organização.

Reduz as falhas no controle através de auditorias internas

Há algum tempo, a auditoria interna deixou de ser uma função de conotação repressiva para se tornar uma ferramenta essencial de controle e gestão de riscos empresariais. Ter uma equipe interna a par do dia a dia das suas finanças é uma medida essencial para fortalecer esse controle e reduzir falhas nos controle internos da empresa. Funcionando dessa forma, a auditoria terá um papel fundamental na sua companhia.

Por que a tendência de expansão das equipes financeiras?

De acordo com o levantamento da empresa de recrutamento Robert Half, quase a metade das empresas do Brasil devem aumentar as equipes de finanças e contabilidade nesse ano. Os principais motivos apontados para contratar é o aumento da carga de trabalho ou até a expansão dos negócios.

Além disso, as empresas estão tendo um maior foco na contenção de gastos e otimização de resultados, pontos mais relacionados à contabilidade e ao setor financeiro. Portanto, essa tendência de valorização das equipes financeiras deve ser uma tendência real para os próximos anos.

Sua empresa tem uma equipe financeira interna? Qual é a importância de sua equipe na organização da sua empresa? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.