governanca-accor-hotel

O processo tributário brasileiro desafia empresas instaladas no País. Diante da complexidade, o governo criou um sistema integrado de informações tributárias – o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) -, que visa …

…a simplificar o envio, armazenamento e procedimentos sujeitos ao controle da administração tributária.

O sistema trouxe diversas automatizações, mas o processo de escrituração digital contém determinadas lacunas que podem causar enormes prejuízos. Diante desse cenário, a rede de hotéis AccorHotels buscou minimizar os impactos da legislação em suas atividades e, com tecnologia de governança fiscal, implementou a solução Synchro Governança, software responsável por prover suporte principalmente aos gestores fiscais da empresa.

Instalada há cerca de um ano, a solução assegurou maior controle, pontualidade e segurança na gestão fiscal da empresa. Nesse período, a plataforma otimizou o processo e o principal benefício, de acordo com Rodrigo Carvalho, gerente tributário da AccorHotels, foi controlar os processos em tempo real ou com certa antecedência. “Tivemos uma boa economia de tempo e uma melhora na qualidade das informações, pois realizávamos todo controle das obrigações fiscais de forma manual”, comenta.

O executivo destaca que, atualmente, a empresa processa mais de 1,6 mil obrigações fiscais por mês, envolvendo várias unidades da Federação Brasileira, o que torna impossível a gestão manual desses pagamentos. Carvalho afirma também que a possibilidade de acompanhar as atualizações fiscais e pagamentos em tempo real facilita a gestão de seu time fiscal, podendo trabalhar de forma preventiva, cobrando cada demanda de seu responsável de uma forma organizada e eficiente.