União cria conselho para evitar surpresas de impactos bilionários

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estimava, em 2022, riscos fiscais de R$1,172 trilhão. Nos últimos anos, a União desembolsou em torno de R$50 bilhões para o pagamento de precatórios e demais sentenças judiciais.

Composto pelo ministro da Fazenda, pela ministra do Planejamento e Orçamento e pelo advogado-geral da União, a criação do Conselho de Acompanhamento e Monitoramento de Riscos Fiscais Judiciais irá identificar e indicar fatores que estimulem a litigiosidade e proponham medidas para prevenção e resolução de discussões que envolvam o poder público. Além disso, implementar um modelo de compartilhamento de informações e definição conjunta de estratégias.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) informa que o objetivo principal do conselho será o de promover mais segurança e mais previsibilidade na gestão fiscal do país.

Veja como o conselho irá atuar: União cria conselho para monitorar riscos fiscais com litígios judiciais

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.