Tributação sobre créditos de PIS e Cofins é antecipada

Quase sete anos após decisão do STF que deu vitória aos contribuintes na disputa sobre a exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e Cofins – a chamada “tese do século” -, a discussão sobre a recuperação desses créditos ainda segue. Isso porque, recentemente, a Receita Federal publicou entendimento que, na prática, antecipa a tributação dos valores a serem compensados.

Para o Fisco, as empresas sob o regime do lucro real – aplicado àquelas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões – devem recolher IRPJ e CSLL quando contabilizam esses valores em seus registros, antes mesmo de uma decisão definitiva sobre o reconhecimento do crédito.

Para advogados, a mudança de entendimento prejudica as companhias, que podem ser autuadas por atraso no recolhimento dos tributos, acrescido de juros e multa. Até os contribuintes que seguiram a consulta anterior correm o risco da penalidade.

 

Acompanhe a discussão: Receita Federal antecipa tributação sobre créditos de PIS e Cofins

 

Avatar photo

Sobre o autor

A Synchro desenvolve soluções fiscais e tributárias de alta performance para grandes empresas. Especialista em tecnologia e conformidade fiscal, a empresa apoia as maiores organizações do mercado na redução de riscos e custos fiscais, oferecendo soluções robustas, modulares e aderentes à legislação, para entregar conformidade de ponta a ponta (end-to-end).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar photo

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.

Development with love by: Desafio