Quais os benefícios da Governança Tributária para empresas?

A governança tributária é uma ideia relativamente recente no Brasil. Basicamente, o conceito envolve o cumprimento das boas práticas tributárias, observando a perspectiva fiscal, contábil e jurídica, o que contribui para a redução de riscos fiscais, a otimização no cumprimento das obrigações tributárias e, consequentemente, a revisão de todos os procedimentos das áreas envolvidas com o pagamento de tributos, para que a empresa economize em tempo e recursos. A governança tributária ganha força em um país onde a legislação fiscal é extremamente complexa e, portanto, é fundamental contar com ajuda especializada para realizar o apoio nas áreas de planejamento e monitoramento fiscal. Embora já existam uma série de iniciativas para reformar nossa legislação tributária, o fato é que, atualmente, os tributos recaem em praticamente todos os fatos e atos de uma empresa: se contrata, aufere lucro, ou vende qualquer mercadoria, precisa pagar algum tipo de tributo. Nesse post, pretendemos falar um pouco mais sobre os benefícios da governança tributária. Confira logo a seguir!

Planejamento: a rota para o crescimento sustentável

Empresas que não realizam uma correta gestão dos seus tributos normalmente se encontram em dificuldades financeiras em algum momento já que, não raro, o não pagamento ou o não cumprimento de obrigações acessórias gera multas, juros de mora e uma série de outras consequências. Ao reconhecer a importância da gestão tributária, o empreendedor estará compreendendo previamente quais são os impactos dos tributos na lucratividade da empresa e, portanto, poderá realizar planejamentos mais reais, com o pé no chão, diminuindo os riscos fiscais e, consequentemente, criando uma perspectiva mais sólida para o futuro da empresa.

Redução de custos: apropriação correta da legislação

O pagamento a maior de tributos é mais comum do que se imagina. Empresas que não fazem o cálculo contábil e fiscal do ICMS a compensar e a pagar, por exemplo, podem pagar a mais por não considerarem a compensação tributária. Além disso, existem casos em que as empresas estão classificadas em modelos de tributação errados, não aproveitando benefícios fiscais do correto enquadramento. As diferenças entre o Simples Nacional e o pagamento pelo lucro presumido, por exemplo, podem ser enormes e comprometer a competitividade do negócio. Portanto, é fundamental gerir de maneira correta todos os custos relativos aos tributos.

Incentivos fiscais: aproveitando o que o Estado tem a oferecer

A legislação é alterada com certa frequência, bem como os incentivos ficais concedidos pelo Estado. Para estar na crista da onda e aproveitá-los, é preciso sempre haver um enquadramento em certos requisitos, e muitos deles são tributários. Além de contar com a governança para acompanhar diariamente os novos benefícios cedidos pela Administração Pública, é preciso manter a empresa enquadrada nos requisitos solicitados, para que ganhe em competitividade e aproveite todos os benefícios que o Estado tem a oferecer.

Cumprimento de obrigações: detalhes podem ser onerosos

Por fim, é preciso considerar, ainda, que sua empresa precisa cumprir com todas as suas obrigações tributárias e, quando falamos em obrigações, não nos referimos apenas ao pagamento de tributos, como também todas as obrigações acessórias. Muitas organizações, por exemplo, já contam com softwares para a elaboração correta e automática do SPED e da ECF, reduzindo custo e tempo para o cumprimento dessas obrigações. Lembre-se de que, apesar de acessórias, essas obrigações também são motivos recorrentes de multas pelo seu descumprimento, o que pode contribuir negativamente para a situação contábil e financeira da sua empresa.

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.