Um Novo Mindset Fiscal: Agilidade e Integração Livre de Riscos

O termo “mindset” refere-se a uma mentalidade que uma pessoa ou grupo, no caso uma empresa ou especificamente o setor fiscal, têm sobre determinado padrão de comportamento já conhecido e arraigado. No que tange aos procedimentos fiscais de uma empresa, muitas ainda possuem um mindset obsoleto, partindo do princípio de que todas as etapas devem ser feitas separadamente, passando por variados ambientes diferentes que lidarão com os mesmos dados, trazendo um risco altíssimo de inconsistências e penalidades para as empresas.

A implantação de uma solução de automação fiscal como a Syn4TDF, por exemplo, implica em uma alteração desse mindset para entender que, com a sua incorporação nos processos fiscais da empresa, ocorrerá o encurtamento de muitos caminhos. Isso porque ela coíbe intervenções manuais e traz grandes ganhos para as empresas em termos de conformidade, quanto à tax compliance.

Na solução, o lançamento fiscal é feito sempre no mesmo ambiente. Quando o lançamento contábil é feito, fica registrado em uma plataforma que permite que o analista fiscal veja em tempo real. Isso reflete na apuração mensal, na escrituração contábil e na escrituração fiscal da empresa, pois os resultados são visíveis e facilmente interpretados e corrigidos com agilidade sempre que necessário.

O lançamento contábil alimenta todos os processos fiscais da empresa de maneira integrada, nativa. É totalmente garantido o respeito ao prazo das obrigações, de apuração e entrega, tudo isso utilizando uma plataforma única, o TDF.

Atualmente, as empresas que utilizam a solução realizam as etapas de carregamento das informações, pagamento do tributo relacionado, validação das informações antes da entrega de obrigações acessórias e transmissão para o fisco de maneira integrada – antes, todas essas etapas eram feitas separadamente.

Com tudo que foi dito, fica muito claro que a maioria dos problemas do setor fiscal é resolvida através de uma solução que integra e centraliza todas as etapas do procedimento: como a não conformidade fiscal, perda de dados e inconsistências nas apurações e nas entregas de obrigações fiscais principais e acessórias.

Para os analistas fiscais, isso representa tranquilidade para focar nas estratégias fiscais, controle na condução dos resultados do setor e elevação da performance de suas equipes. Para as empresas, representa segurança e agilidade nos processos fiscais com risco mínimo de sofrer autuações ou penalidades pelos órgãos fiscalizadores. Todas as partes ganham quando a tecnologia é aplicada de maneira inteligente!

Acha que a sua empresa precisa passar por uma transformação no mindset fiscal? Continue lendo os demais artigos do nosso blog e descubra mais sobre as soluções de automação fiscal e como elas podem transformar as práticas do setor fiscal da sua organização!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.