Tributação fiscal: de ‘mãos dadas’ com a conformidade

A reforma tributária é um assunto de 30 anos que continua nos debates e no papel. O que avançou nos últimos 10 anos foram a automação e a eficiência dos processos de entrega das declarações, sem nenhuma simplificação tributária. Se os 10 anos passados foram a década da automação, trabalhemos para que os 10 anos seguintes sejam a década da simplificação. Tanto a PEC 45/2019 (Câmara) a PEC 110/2019 (Senado) propõem a substituição, respectivamente, de nove e cinco tributos pelo IBS – Imposto sobre Bens e Serviços. As duas recentes propostas do poder executivo com foco, respectivamente nos tributos federais PIS/Cofins e imposto de renda (pessoas físicas e jurídicas) refletem o tom  reformista cada vez maior e convergente nos poderes executivo e legislativo. As mudanças só não evoluíram mais rapidamente em função da inesperada pandemia.

A legislação tributária brasileira, que já apresenta uma elevada quantidade e frequência de alterações, deverá sofrer, a partir deste ano, mudanças maiores e mais profundas, fazendo da conformidade (com eficiência) um desafio ainda maior para as empresas brasileiras.

Diante deste cenário de mudanças, com o objetivo de trazer mais informações aos nossos leitores, facilitando seu entendimento e aplicação, tenho a satisfação de anunciar que nossa newsletter passa agora de quinzenal a semanal. E contará com o respaldo de especialistas na área de tributária, dentro e fora da Synchro.

Desejo a todos uma excelente leitura!

Ricardo Funari
VP Comercial e Alianças da Synchro

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.