3 razões para investir na contabilidade da sua empresa

Como você enxerga a contabilidade da sua empresa? Ainda acredita que o contador é um técnico que só exerce funções burocráticas? Ou apoia suas decisões com base nas análises e demonstrações fornecidas por esses profissionais, alinhando a contabilidade aos setores estratégicos da empresa? Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso abraçar a contabilidade como um setor fundamental para o sucesso da sua empresa, deixando de lado a velha visão tecnicista e ultrapassada.

Atualmente, as grandes empresas já alinham a contabilidade junto à alta cúpula administrativa, afinal de contas, para tomar melhores decisões, é fundamental contar com as informações financeiras e contábeis oferecidas pelo setor. Sim, os contadores ainda assumem um papel operacional predominante, que é o auxílio no pagamento de tributos, mas é preciso ir além para aproveitar ao máximo o potencial desses profissionais.

Por isso, resolvemos trazer as 3 razões para você investir na contabilidade da sua empresa. Confira!

Obrigações tributárias principais e acessórias

Claro, não poderia ser diferente. Um dos grandes motivos para apostar na qualidade da contabilidade é o cumprimento das obrigações tributárias principais, ou seja, o pagamento de tributos, e as obrigações acessórias, que são todos os requerimentos que o Fisco faz a empresa, como as notas fiscais, os livros contábeis, dentre outros. Para se ter uma ideia, em um relatório apresentado pela Receita Federal no final do ano passado, em 2012 foram 26 empresas que caíram na malha fina.

O contador, além de apontar a melhor maneira de pagar os tributos, evitando quaisquer pagamentos a menor e a maior, também poderá acompanhar os casos de compensação, que ocorrem em tributos como o ICMS e IPI, e certificar de que todas as obrigações acessórias estejam sendo cumpridas. Em muitos dos casos, o descumprimento das obrigações tributárias pode levar as empresas a falência, inclusive.

Incentivos tributários

Outro ponto em que existe uma grande atuação da contabilidade, dessa vez caracterizada como um setor de consultoria, é o enquadramento da empresa para conseguir captar incentivos tributários e fiscais. Atualmente, existem uma série de incentivos disponíveis às empresas, mas é fundamental acompanhar a legislação para aproveitar todas essas oportunidades. Esse pode ser um dos papéis da contabilidade.

Hoje, existem isenções em diversos setores, principalmente quando a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, mas é preciso que a empresa mantenha algumas características para obter essas vantagens. Um serviço de contabilidade de qualidade é capaz de identificar essas oportunidades e ajudar a empresa a pagar menos impostos!

Visão estratégica do empreendimento

Por fim, a contabilidade assume um papel importante na empresa desde o seu início, até o desenvolvimento das suas atividades. Isso porque as informações contábeis e financeiras fornecidas pelo contador são de extrema utilidade para o gestor, principalmente durante a elaboração do seu planejamento estratégico e na tomada de decisões.

Além disso, nas fases inicias da empresa e no final de cada exercício financeiro, a contabilidade também pode ajudar a definir o modelo tributário da empresa, ou seja, se ela deve se enquadrar como Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Essa escolha, apesar de aparentemente simples, traz consigo diversas consequências, que precisam ser avaliadas pelo contador (existem casos de isenção, por exemplo, restritos a empresas do Lucro Real, ou que se enquadrem no Simples Nacional).

Você já possui uma contabilidade de qualidade na sua empresa? Não perca mais tempo e garanta a sua competitividade no mercado: contar com um sistema dedicado, como o da Synchro, pode fazer toda a diferença! Caso ainda tenha dúvidas, deixe um comentário!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.