Produtos industriais nacionais são 25,4% mais caros por conta do Custo Brasil

Um estudo recentemente divulgado, realizado pela Fiesp e pelo Ciesp, constatou que o Custo Brasil encarece os produtos industriais nacionais em 25,4%, em média. Para chegar a este resultado, comparou-se a diferença de custos de produção entre uma empresa no Brasil e outra com características similares operando no exterior. O levantamento, que apontou os pontos que diferem o Brasil dos 15 principais parceiros comerciais brasileiros, menciona a tributação como o item que, isoladamente, teve o maior impacto na elevação dos preços dos bens industriais brasileiros: 13%. A carga tributária do País foi, em média, de 33,4% do PIB, enquanto na amostra de países esse número ficou em 26,4%.

Os juros foram o segundo item citado na pesquisa, com peso de 6,1%. De 2008 a 2019, a taxa média real de juros foi de 4,2%, superior ao 0,2% nos 15 países da amostra. Itens como matérias-primas e energia (3,7%), logística (1,5%) e carga extra com benefícios sobre a folha de pagamentos (0,8%) também contribuem para o Custo Brasil. Como solução para este entrave, as entidades propõem a implementação de um IVA (Imposto sobre Valor Agregado), para eliminar tributos considerados irrecuperáveis e reduzir gastos com burocracia. Assim, o país conseguiria baixar o Custo Brasil com tributos de 13% para 4,9%. Outro caminho para driblar a complexidade tributária brasileira é, obviamente, investir em soluções de conformidade tributária e fiscal com eficiência, que garantem o total cumprimento das obrigações sem dor de cabeça.

Leia mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: Custo Brasil encarece produtos industriais em 25,4%, diz estudo | CNN Brasil

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.