Por que sua empresa deve investir em uma boa gestão fiscal?

Uma grande preocupação dos empresários reside no fato de que toda a parte burocrática referente a demonstrações contábeis, obrigações tributárias e acessórias, procedimentos para emissão de notas fiscais e relacionamento com escritórios de contabilidade poderia ser evitada ou, pelo menos, simplificada. Mas é um fato que a gestão fiscal, quando realizada de maneira efetiva, é uma grande aliada das empresas, pois pode fornecer dados com elevada precisão, os quais servirão de suporte para a gestão no processo decisório.

Qual o objetivo da gestão fiscal?

Como são várias formas de tributação existentes, além de vários tributos incidentes sobre as atividades operacionais, a gestão fiscal tem um papel muito claro dentro das empresas, que é fazer com que o processo de escrituração fiscal, a geração de obrigações tributárias e o seu consequente pagamento não seja algo penoso para as empresas.

É importante inserir estes processos na rotina antes mesmo da empresa começar as atividades. Afinal de contas, qual será o melhor regime tributário que minha empresa terá para iniciar suas atividades? Dentre as 3 alternativas possíveis, apenas um estudo prévio das atividades operacionais poderá indicar a melhor resposta, ou seja, a que trará menos impactos tributários ou a maior possibilidade de uso de créditos tributários, por exemplo.

Como a gestão fiscal evita problemas jurídicos?

Quando uma empresa opta por realizar uma gestão fiscal eficiente, ela passa a realizar todos os procedimentos relacionados a registro e pagamento de tributos de maneira sincronizada com as demais tarefas.

Isso demonstra uma harmonia departamental que não se consegue da noite para o dia. É necessário utilizar ajuda profissional para colocar estas políticas em prática desde o início das atividades. Os benefícios podem ser muitos e a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) pode ser melhorada com a ajuda da Synchro.

Uma boa gestão fiscal traz economia tributária?

Logicamente que sim! Como ela fará isso? A gestão fiscal não fará apenas com que você pague corretamente o que tem que ser pago com relação a obrigações tributárias. Ela fará com que os processos sejam constantemente analisados, permitindo aos gestores a identificação dos melhores regimes tributários, possibilidades de alteração futura, além de auxiliarem na melhoria dos procedimentos operacionais, pois algumas matérias-primas podem ser mais benéficas que outras no processo produtivo. Para estes casos, a indicação pode ser tributária.

Esta boa gestão também trará mais organização para as emissões de documentos fiscais e controle dos estoques, fazendo com que o consequente fluxo de caixa possa ser gerido com mais facilidade, permitindo uma visão privilegiada por parte dos gestores de todo o processo fiscal.

Por que um produto específico é importante para uma boa gestão fiscal?

É importante, pois fará com que sua empresa conte com suporte especializado e constantemente atualizado sobre todos os fatores que influenciam as rotinas tributárias de uma empresa. Já no curto prazo, as diferenças poderão ser percebidas por causa da imediata redução tributária.

Uma empresa deve se preocupar com a conexão entre a tecnologia da informação e o pagamento de tributos. Isso fará com que ela pague o valor justo de tributos, além de ter mais tempo para trabalhar no que interessa: o processo produtivo e a melhoria das rotinas como um todo.

É importante que todo empresário saiba que, ao unir forças com empresas que possam dar suporte gerencial, os negócios tenderão a ganhar fôlego e mercado. Isso porque as rotinas ficarão mais enxutas e todos terão mais tempo para realizar com mais perfeição as tarefas e isso será consequência da implantação de uma boa gestão fiscal dentro da empresa.

Sua empresa já conta com alguma solução integrada para realizar o controle fiscal? Entre em contato conosco e conte-nos um pouco mais!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.