Perspectivas sobre a reforma tributária: o que esperar?

Perspectivas sobre a reforma tributária o que esperar

Organizações brasileiras de todos os portes aguardam a aprovação da reforma tributária, o que possivelmente teria ocorrido no início de 2020. No entanto, com o advento do Covid-19, todas as atenções se voltaram para as medidas de resposta à crise, tanto nos setores públicos como nos privados.

Após a superação dessa crise, o tema da reforma tributária deve voltar ao foco do debate político nacional. Pesquisa realizada pela Deloitte (“Tax do Amanhã”) entrevistou empresas de vários portes, constatando que as expectativas quanto à reforma giram em torno da simplificação dos impostos e consequentemente dos processos de apuração e pagamento, entre outras, conforme se vê no gráfico abaixo:

Dentre as entrevistadas, as empresas de menor porte consideram a complexidade do sistema tributário um problema maior do que representa para as grandes corporações, devido à sua estrutura mais enxuta, com um menor número de funcionários e menos tecnologias empregadas pelo setor tributário, o que impacta negativamente na eficiência de seus processos.

O modelo ideal para a Reforma Tributária

A pesquisa realizada pela Deloitte também levantou entre os entrevistados informações sobre o modelo ideal para a reforma tributária, segundo sua visão, dentre as possibilidades presentes nas propostas em trâmite perante o Congresso Nacional.

Alguns dos pontos analisados foram:

    • Tempo de transição para o novo modelo
    • IVA Federal ou IVA-dual (estadual e federal)
    • Manutenção de crédito
    • Imposto seletivo federal
    • Incentivos fiscais

Sobre o IVA (Imposto sobre valor agregado), 71% das empresas defendem a criação de um IVA federal, que consolide os tributos ICMS, ISS, IPI e PIS/COFINS. O objetivo dessa consolidação seria simplificar o compliance tributário. A outra opção sendo considerada diz respeito à criação de dois IVAs – IVA dual (um federal e um de competência de Estados e municípios).

Quanto aos incentivos fiscais, recurso utilizado para incentivar setores de grande impacto e abrangência econômica, 61% das empresas entrevistadas defendem a aprovação da reforma tributária com incentivos fiscais. A discussão que enfraquece essa corrente menciona preocupações quanto ao volume de arrecadação para investimentos públicos em saúde, educação e programas sociais, além da possibilidade de se comprometer a competitividade entre os setores.

O imposto seletivo federal seria um imposto cobrado sobre mercadorias e serviços que possam impactar negativamente a sociedade, cujo consumo deseja-se diminuir, como por exemplo cigarros e bebidas alcoólicas. Sobre isso, 58% das empresas entrevistadas acreditam que a reforma tributária deve, sim, aprovar essa adição à carga tributária brasileira.

Além disso, 93% das empresas entendem que deve haver manutenção de crédito, devido a uma preocupação das companhias relacionada com a existência de eventuais créditos acumulados no momento da entrada em vigor do novo regime. Tal medida é considerada importante para que o novo modelo tributário obtenha a confiança do empresariado.

Por fim, quanto ao período de transição para o novo modelo, 71% das empresas respondentes acreditam que serão necessários 5 anos para sua concretização. Alguns receios existem sobre a transição da reforma tributária, sendo os principais relacionados a custos não previstos, possível duplicação de impostos, possível duplicação de sistemas e falta de pessoal preparado.

Apesar da incerteza que ainda prevalece sobre o tempo para aprovação da reforma tributária e suas características, uma coisa é certa: a grande expectativa gira em torno da simplificação de impostos. Sobre a adaptação das empresas, aquelas de menor porte provavelmente enfrentarão maior dificuldade de adaptação, uma vez que as grandes organizações, em geral, entendem a importância de utilizar tecnologias que contribuam para que atinjam a máxima eficiência e efetividade em seus processos fiscais e tributários.

Fonte: Pesquisa “Tax do Amanhã – Tecnologias e recursos para os atuais desafios tributários das organizações”, elaborada por Deloitte, disponível em: https://pesquisas.lp.deloittecomunicacao.com.br/tax-do-amanha

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.