Obrigatoriedade de MDF-e para operações internas em Pernambuco

Desde 1º de outubro de 2017, o Estado de Pernambuco passou a exigir a emissão do MDF-e também nas operações e prestações internas de serviço de transporte de cargas, nos termos do artigo 153 do Decreto 44.650/2017:

“Art. 153. O MDF-e é o documento fiscal eletrônico que deve ser emitido pelos seguintes sujeitos passivos, nas hipóteses respectivamente relacionadas, observadas as disposições, condições e requisitos do Ajuste Sinief 21/2010:

I – emitente de NF-e, no transporte de mercadoria realizado:

  1. a) em veículo próprio ou arrendado; ou
  2. b) mediante contratação de transportador autônomo de carga; e

II – emitente de CT-e, em qualquer hipótese.

  • 1º O documento de que trata o caput deve ser emitido por sujeito passivo credenciado pela Sefaz para emissão da NF-e ou do CT-e.
  • 2º A representação gráfica do MDF-e, a que se refere o § 2º do art. 143, denomina-se DAMDFE.”

A inclusão das prestações internas no rol de obrigatoriedade da emissão do MDF-e foi possível graças à permissão concedida nos termos do parágrafo 8º da cláusula terceira do Ajuste SINIEF nº 21/2010, acrescentado pelo Ajuste SINIEF nº 3/2017, com a seguinte redação:

“Cláusula terceira. O MDF-e deverá ser emitido:

(…)

  • 8º A critério da unidade federada, a emissão do MDF-e poderá ser exigida dos contribuintes de que tratam os incisos I e II do caput desta cláusula, também, nas operações ou prestações internas. (Parágrafo acrescentado pelo Ajuste SINIEF nº 3, de 07.04.2017 – DOU de 13.04.2017, com efeitos a partir do primeiro dia do segundo mês subsequente ao de sua publicação)”

 As autoridades fazendárias do Estado de Pernambuco já têm verificado, em seus postos de fiscalização, a correta emissão do MDF-e na forma da legislação acima transcrita. Assim, aqueles que ainda não se adequaram estão sujeitos à aplicação das penalidades cabíveis, pondo em risco suas operações.

Caso sua empresa esteja enquadrada nessa hipótese, entre em contato com o seu representante da Synchro ou solicite um contato através do formulário abaixo. Possuímos o módulo para emissão do MDF-e dentro do produto DFe, o qual pode ser utilizado tanto na modalidade Cloud como On Premise.

Fale conosco

  • Section Break

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.