O crescimento do agronegócio e as perspectivas para o setor

O agronegócio brasileiro é produtor e exportador de muitos produtos como suco de laranja, soja, açúcar, milho, café, celulose, carne bovina e de frango, tornou-se uma das potências mundiais do segmento e se consolidou assim nos últimos 40 anos. Logo abordaremos sobre o crescimento do setor no Brasil, o impacto gerado na economia e as perspectivas para o futuro.

O setor do agro apresentou expansão em diferentes regiões, que acarretou na necessidade de uma maior diversidade da atuação agrícola, na ampliação da urbanização nacional e a exigência de maior fabricação de matérias-primas.

Sendo assim, com seu progresso, as pesquisas aumentaram – Embrapa órgão responsável – já que em outra época careciam de estudos sobre solos, gerando um resultado de baixo ganho em produção e hectare; que em uma época de industrialização e aumento da sociedade não era mais suficiente para que as demandas internas fossem satisfeitas.

Nesse mesmo período, os princípios que motivaram a produção rural do país e o efeito da inclusão de aperfeiçoamento tecnológico estabilizou o agronegócio brasileiro como um dos principais pilares econômicos. Em 1970, a atuação do agro no PIB era de 7,5% e em 2022 o agro foi responsável por 25% do PIB.

Além do impacto nacional, a agropecuária brasileira fez frente ao cenário internacional, consolidando sua posição como um dos principais países de produção e exportação de alimentos e fibras.

Para entendermos esse crescimento, em 1977 o país produzia cerca de 46 milhões de toneladas de grãos e hoje estima que a safra 2022/23 o país produza mais 300 milhões de toneladas de grãos. Isso significa um aumento de 500% na produção de grãos no Brasil.

Logo, outros produtos como frango, leite e fruticultura, também apresentaram um crescimento significativo.

Investir em conhecimento e inovações tecnológicas para o campo mostrou-se eficiente para o aumento de produtividade do agricultor brasileiro, reforçando o seu posicionamento como principal produtor de alimentos mundial.

Só para encerrar, o Brasil exporta alimentos para mais de 180 países. Tendo em vista que, o agronegócio brasileiro cresceu e tornou-se um expressivo provisor de alimentos e fibras mundial nos últimos 50 anos, esse processo encaminha-se uma intensificação no futuro, em conformidade com a ampliação da demanda global, pois calcula-se que a população mundial alcançará 8.500 bilhões de pessoas em 2030.

Gostou do conteúdo? Então inscreva-se na SynchroNews e receberá notícias relevantes sobre a legislação fiscal e tributária, além conteúdos exclusivos elaborados pelos nossos especialistas.

Fonte:

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.