Mantenha o planejamento tributário em dia para enfrentar com maestria as mudanças da legislação em 2023

Mantenha o planejamento tributário em dia para enfrentar com maestria as mudanças da legislação a partir de 2023

Estamos nos aproximando de 2023, que promete trazer várias alterações fiscais e tributárias – por conta da mudança de governo. Sabendo disso, devemos ficar atentos, acompanhar ainda mais de perto a legislação e nos preparar para o próximo ano, para não sofrer impactos negativos com as possíveis modificações, tampouco com as ações em geral vindas da nova governança do Brasil.

Não é segredo que o tema da reforma tributária continua no radar do governo federal – como de praxe. A proposta contempla, principalmente, a simplificação de tributos, a redução da cobrança sobre o consumo e a promoção da progressividade. Outra prioridade é a tributação dos lucros e dividendos, com aumento de impostos sobre a renda e a riqueza. Embora não sabemos se estas propostas sairão do papel, é necessário estarmos preparados e munidos com as ferramentas certas que garantirão a conformidade na entrega das obrigações ao Fisco. Uma delas, sem dúvida, é manter o planejamento tributário atualizado.

Isso porque, além de o planejamento garantir o enquadramento tributário ideal, evitar a irregularidade e o pagamento majorado de impostos, traz também oportunidades de elisão fiscal, aumentando assim os lucros que viabilizam o crescimento dos negócios. É importante lembrar que a elisão fiscal não é sonegação de impostos – ações como essas podem acontecer a partir do que é fornecido diretamente pela lei, como os incentivos fiscais, ou a partir de ações menos explícitas na lei, como a alteração do regime tributário, por exemplo. Também é possível, por meio do planejamento tributário, aumentar a eficiência nos processos financeiros, contábeis e tributários e diferir impostos, ou adiar o pagamento de taxas – uma estratégia que pode ser útil em momentos de baixo valor de capital de giro -, ajuda a manter um bom fluxo de caixa e possibilita o controle sobre o melhor momento para quitá-las.

Logo, ao estar com o planejamento tributário em dia, sua empresa consegue se adaptar com total eficiência a qualquer alteração fiscal e tributária que possa ocorrer a partir de 2023, e garantir, de quebra, o equilíbrio da carga fiscal e a otimização dos resultados do patrimônio líquido, sem perder a competitividade e os lucros. Uma estratégia inadiável, principalmente em momentos de mudanças políticas, que pode evitar prejuízos, ocorrências de inconformidade tributária, penalidades e uma série de outras consequências negativas tanto para os negócios como para a imagem da companhia.

Vale ressaltar que um fator determinante para o êxito do planejamento tributário é contar com um parceiro de inteligência tributária com expertise local e a agilidade necessária para lidar com a complexa legislação brasileira, mantendo todos os elos da conformidade contemplados nas entregas e liberando o time do trabalho operacional para sua dedicação à consultoria focada no aprimoramento da gestão e melhoria da área.

A Synchro está sempre antenada a todas as tendências da legislação brasileira, prevendo todas as mudanças que a reforma tributária pode causar, estudando os impactos nos clientes. Somos uma das mais conceituadas provedoras de soluções de conformidade fiscal e há mais de três décadas desenvolvemos soluções que entregam conformidade com eficiência a todos os processos da cadeia de valor fiscal. Somos pioneiros em gestão tributária na nuvem, respondendo por 30% dos contratos. Desenvolvemos produtos com integração nativa com os fabricantes de ERP global, mitigando assim a instabilidade e consequente perda operacional das companhias. Investimos constantemente em tecnologia e treinamento de equipe.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como nossas soluções podem auxiliá-lo estrategicamente.

Para ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento no segmento tributário, confira nossos conteúdos exclusivos!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.