Governo quer acabar com benefícios fiscais do ICMS

A inclusão, na base do IRPJ e da CSLL, de benefícios fiscais de ICMS concedidos pelos estados – parte da proposta do novo arcabouço fiscal – tem gerado discussão e vai contra a posição do STJ e do Carf.

Isso porque as posições tanto do Carf como do STJ são fundamentadas na LC 160, que estabelece que os incentivos e benefícios fiscais do ICMS são considerados subvenções para investimento – livres da tributação federal. Já a Receita Federal considera que os incentivos podem ser considerados subvenção para investimento desde que tenham sido concedidos como estímulo à implantação ou expansão de empreendimentos econômicos.

No dia 26 de abril, o tema entrará novamente em julgamento no STJ, que vai decidir se a interpretação sobre os créditos presumidos, favorável às empresas, pode ser aplicada também aos demais tipos de benefício fiscal.

Fique por dentro do assunto: Plano de Haddad de tributar benefício fiscal vai contra posição do STJ e do Carf

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.