O que uma Solução Fiscal pode fazer pela sua empresa

O que uma Solução Fiscal pode fazer pela sua empresa

A Solução Fiscal é uma ferramenta que facilita a entrega de todas as obrigações fiscais e tributárias em conformidade com a legislação vigente e atualmente se tornou fundamental para as empresas.

O Departamento Fiscal é responsável por uma das etapas mais importante para que uma empresa possa funcionar adequadamente. É esse setor que cumpre com as obrigações tributárias, declaração de movimentações de compra e venda de produtos ou serviços, apuração e pagamentos de tributos, emissão de notas fiscais etc. Além disso, o não cumprimento da legislação tributária e fiscal pode trazer autuação e pagamento de multas para as empresas.

Possuir uma Solução Fiscal se tornou praticamente indispensável principalmente após a implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que foi criado com o objetivo de integrar as informações fiscais e contábeis de uma empresa, auxiliando no gerenciamento por parte da empresa e do Fisco e acelerar a identificação de ilícitos tributários.

Desde então, os documentos físicos passaram a ser substituídos por sistemas capazes de melhorar o controle e registro de todas as transações das empresas, com maior produtividade e segurança.

 

O que é Solução Fiscal?

É uma ferramenta que auxilia no cumprimento e entrega de obrigações principais (pagamento de tributos) e acessórias, ao consolidar informações tributária e fiscal do Departamento Fiscal de uma empresa, de uma maneira ágil e assertiva.

Hoje em dia está cada vez mais comum que as soluções fiscais estejam hospedadas na nuvem, de modo a garantir maior segurança e agilidade na entrega das informações e podendo ser acessadas de qualquer lugar.

 

Para que serve a Solução Fiscal?

A principal função da Solução Fiscal é otimizar os processos relacionados ao setor fiscal e contábil da empresa. As demais funções dependem do setor de atuação da empresa, pois existem diversas soluções para cada necessidade.

Em geral, a Solução Fiscal garante dados consistentes, já que as informações são aproveitadas e não precisam ser sempre inseridas manualmente.

Além disso, consolida as informações tributárias e fiscal. É possível consultar uma informação em um único local, mesmo que ela tenha como origem outro sistema (ERP).

Dependendo da Solução Fiscal, é possível também:

  • Gerenciar e acompanhar o pagamento de tributos
  • Estar sempre em conformidade fiscal e tributária: softwares de solução fiscal recebem atualização para estarem de acordo com a legislação vigente no momento da operação.
  • Cumprimento dos prazos das obrigações tributárias: algumas soluções fiscais conseguem notificar o vencimento e os requisitos para o cumprimento das obrigações acessórias dependendo do setor de atuação da empresa.
  • Integração com outros sistemas: a maioria das soluções fiscais aceitam dados originários de outros sistemas e até arquivos, como bloco de notas e Excel.

Todas essas vantagens possibilitam que haja maior produtividade do profissional da área fiscal, uma vez que pode manusear facilmente os dados, diminuindo o risco de inserir alguma informação inconsistente ou desatualizada e de modo muito mais ágil e efetivo.

 

Como funciona

A Solução Fiscal consegue integrar com qualquer sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”.

O ERP é um software de gestão empresarial que automatiza os processos manuais e de armazenamento de dados englobando todas as áreas da empresa, em qualquer lugar do mundo. Assim, falando especificamente de departamento fiscal, o ERP não possui tantos detalhes para o cumprimento das obrigações exigidas pela legislação brasileira.

Além disso, como a Solução Fiscal consolida as informações tributárias e fiscais da empresa e se integra ao ERP, consegue atender também a todos os requisitos dos projetos do Governo Brasileiro, facilitando dessa forma, as entregas de obrigações.

Geralmente deve-se usar um programa específico para se entregar uma obrigação de maneira on-line.  Destaca-se, como exemplo, que a maioria das obrigações tributárias federais devem ser entregues por meio do PVA (Programa Validador e Assinador) da Receita Federal. Se a Solução Fiscal que já possui informações necessárias para o cumprimento das obrigações se integrar a esse programa, basta gerar a obrigação no programa correspondente, facilitando e simplificando a entrega das obrigações.

Em caso de não haver solução fiscal, o profissional da área teria que digitar todas as informações solicitadas pelo governo federal diretamente no arquivo PVA, gerando morosidade e riscos, já que todas as informações seriam inseridas manualmente.

Portanto, a Solução Fiscal é uma ferramenta que se integra tanto ao ERP quanto aos programas de entrega de obrigações gerados pelo Governo, que tem como finalidade facilitar o trabalho do profissional da área tributária e fiscal, ao gerar arquivo para entrega de obrigação de modo rápido, seguro e eficaz.

 

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.