O que uma Solução Fiscal pode fazer pela sua empresa

O que uma Solução Fiscal pode fazer pela sua empresa

Iniciando o entendimento do que é uma Solução Fiscal, de uma forma mais ampla: é um sistema o qual facilita a entrega de todas as obrigações fiscais e tributárias em conformidade com a legislação vigente, atualmente se tornou fundamental para as empresas.

Além disso, o Departamento Fiscal é o setor que cumpre com as obrigações tributárias; declarações de movimentações de compra e venda de produtos ou serviços; apuração; pagamentos de tributos; emissão de notas fiscais e outros, ou seja, é responsável por uma das etapas mais importante para que uma empresa funcione adequadamente.  O não cumprimento da legislação tributária e fiscal pode ter por consequência a autuação e pagamento de multas

Possuir uma Solução Fiscal se tornou praticamente indispensável principalmente após a implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) o qual foi criado com o objetivo de integrar as informações fiscais e contábeis de uma empresa, auxiliar no gerenciamento por parte da empresa e do Fisco bem como acelerar a identificação de ilícitos tributários.

Desde então, os documentos físicos passaram a ser substituídos por sistemas capazes de melhorar o controle e registro de todas as transações das empresas, com maior produtividade e segurança.

 

O que é Solução Fiscal?

É uma ferramenta auxiliadora no cumprimento e entrega de obrigações principais (pagamento de tributos)  e acessórias (comprovação quanto à apuração e pagamento do tributo)  uma solução que reúne as informações tributárias e fiscais de uma empresa de uma maneira ágil e assertiva, facilita a entrega de diversas obrigações ao FISCO como: SPED Fiscal; ECF; ECD; EFD-Reinf, entre outras, por isso permite o departamento fiscal o controle e redução não só de custos como também de riscos fiscais.

Hoje em dia, está cada vez mais comum, as soluções fiscais hospedadas na nuvem, de modo a garantir maior segurança e agilidade na entrega das informações e possibilitar o  acesso de qualquer lugar.

 

Para que serve a Solução Fiscal?

A principal função da Solução Fiscal é a otimização dos processos relacionados ao setor fiscal e contábil da empresa. As demais funções dependem do setor de atuação da empresa, pois há diversas soluções para cada necessidade. Em geral, ela garante dados consistentes, porque as informações são aproveitadas e não precisam ser sempre inseridas manualmente.

Além disso, consolida as informações tributárias e fiscais. É possível consultar uma informação em um único local, mesmo que ela tenha como origem outro sistema (ERP).

Dependendo da Solução Fiscal, é possível também conseguimos:

  • Gerenciar e acompanhar o pagamento de tributos;
  • Estar sempre em conformidade fiscal e tributária: softwares de solução fiscal recebem atualizações para estarem de acordo com a legislação vigente no momento das operações;
  • Cumprir os prazos das obrigações tributárias, porque algumas soluções fiscais conseguem notificação do vencimento e os requisitos para o cumprimento das obrigações acessórias de acordo com o setor de atuação da empresa;
  • Integrar com outros sistemas, assim a maioria das soluções fiscais aceitam dados originários de outros sistemas e até arquivos, como bloco de notas e Excel;

Todas essas vantagens possibilitam maior produtividade do profissional da área fiscal, uma vez que o manuseio facilita os dados, diminui o risco do acréscimo de alguma informação inconsistente ou desatualizada de modo muito mais ágil e efetivo.

 

Como funciona uma Solução Fiscal?

Uma boa Solução Fiscal possui a capacidade de integração com qualquer sistema ERP (Enterprise Resource Planning)  que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”.

O ERP é um software de gestão empresarial automática de processos manuais, armazena os dados de forma que engloba todas as áreas da empresa, seja qual for o lugar do mundo. Assim, falando especificamente de departamento fiscal, o ERP não possui tantos detalhes para o cumprimento das obrigações exigidas pela legislação brasileira.

Além disso, como a Solução Fiscal consolida as informações tributárias e fiscais da empresa bem como se integra ao ERP, atende também a todos os requisitos dos projetos do Governo Brasileiro, facilitando dessa forma as entregas de obrigações.

Geralmente é usado um programa específico para entregar uma obrigação de maneira on-line.  Destaca-se, como exemplo, que a maioria das obrigações tributárias federais serão entregues por meio do PVA (Programa Validador e Assinador) da Receita Federal. Se a Solução Fiscal já possuir informações necessárias para o cumprimento das obrigações e interagir com esse programa, bastará gerar a obrigação no programa correspondente o qual facilitará e simplificará a entrega das obrigações.

Em caso de não haver solução fiscal, o profissional da área digitará todas as informações solicitadas pelo governo federal diretamente no arquivo PVA, ao ponto que ocasionará morosidade e riscos, porque todas as informações foram inseridas manualmente.

Portanto, a Solução Fiscal é uma ferramenta incorporada ao ERP como também aos programas de entrega de obrigações gerados pelo Governo; que têm como finalidade o favorecimento do trabalho do profissional da área tributária e fiscal, quando geram o arquivo para a entrega de obrigação de modo rápido, seguro e eficaz.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.