Governo Lula: entenda as prioridades de mudança no âmbito tributário

Governo Lula: entenda as prioridades de mudança no âmbito tributário

O novo presidente que governará o Brasil nos próximos quatro anos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), promete muitos feitos para a nação a partir de 2023. Lula se comprometeu, entre outras coisas, a dar ao País posição de destaque no mundo, atuar por um comércio internacional mais justo, retomar parcerias com os Estados Unidos e com a União Europeia, reindustrializar o Brasil, investir na economia verde e digital, apoiar a criatividade dos empresários e empreendedores e exportar conhecimento.

Por mais que as promessas sejam interessantes para o país, ainda não sabemos quem será o ministro da economia, então, o cenário continua bastante incerto para o mercado e investidores, sendo necessário, neste momento, cautela quanto aos futuros investimentos. Como é de praxe, o tema da reforma tributária está no radar do governo federal, contemplando, principalmente, a simplificação de tributos, redução da cobrança sobre o consumo e promova a progressividade.

O programa da coligação “Brasil da Esperança”, propõe uma ampla reforma no eixo “Desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental e climática”, com o objetivo de instituir uma reforma tributária solidária, justa e sustentável, capaz de simplificar tributos e fazer com que os pobres paguem menos e os ricos paguem mais, corrigindo a injustiça tributária ao garantir a progressividade tributária.

Outra prioridade citada é a tributação dos lucros e dividendos, propondo um aumento de impostos sobre a renda e a riqueza. Para que essa promessa saia do papel, seria preciso desonerar o salário para onerar as pessoas mais ricas do Brasil, fazendo com que lucros e dividendos tenham que pagar Imposto de Renda. Embora a tributação de dividendos venha sendo vista como uma fonte de receitas para o governo, sabemos que a concretização dessa medida implicaria em dupla tributação para os contribuintes, tendo em vista que o lucro e o dividendo já foram tributados na pessoa jurídica e, agora, seriam também tributados quando a pessoa física receber – o que pode, inclusive, desestimular algumas atividades das empresas.

Podemos dizer que o plano de governo do Lula mostra o que será feito, mas não aponta o caminho que estruturará as medidas, levando em consideração que é possível desonerar muitos setores a partir da reforma tributária, porém é preciso planejamento para que essa diminuição de arrecadação seja compensada. Um exemplo disso é a tributação sobre o consumo, que Lula promete simplificar e diminuir.

Caso avance a agenda da tributação sobre renda, modelo diferente do atual voltado ao consumo, o Brasil equipararia seu modelo de recolhimento de tributos ao de países desenvolvidos, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Japão e China, por exemplo, equilibrando o percentual pago entre as classes sociais de forma mais igualitária. A ver.

Outra proposta do Lula é o imposto de renda zero, que promove a isenção do Imposto de Renda na faixa até R$ 5 mil e desconto para a classe média. A campanha, que tem dado destaque à intenção de isentar do imposto as pessoas físicas que recebem até R$ 5 mil mensais e instituir a tributação de lucros e dividendos, como forma de compensar a isenção, é interessante pela tributação estar direcionada para a pessoa e sua renda. Mas, a questão é: como isso será feito e de onde sairá esse recurso que deixará de ser arrecadado?

Para que o Brasil possa perder meios de arrecadação, como é o caso da isenção do imposto de renda, e ainda assim conseguir bancar os gastos públicos, é preciso de um movimento político, reduzindo a máquina pública e fazendo com que as grandes estatais, que têm lucro, possam deixar os valores mais baixos.

Para que a reforma tributária seja realmente efetiva, os encargos devem ser reduzidos para o empregador, levando em consideração que isso faria as empresas contratarem mais, o que, consequentemente, aumenta o poder de compra das e também as vendas – fazendo a economia girar. Para isso, uma alternativa viável seria reduzir as despesas públicas, fechar as empresas que dão prejuízo, melhorar a gestão ou privatizar o que for possível.

Também consta no plano de Lula a aprovação da PEC 110/2019, que pressupõe, entre outras medidas, a criação de dois Impostos sobre Valor Agregado (IVA): o IVA federal prevê substituir PIS e Cofins por meio da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e o IVA estadual e municipal prevê juntar ICMS e ISS, criando o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Enquanto a evolução do sistema tributário brasileiro não está em vias de fatos, nos resta, enquanto empresas, encontrar formas de superar os obstáculos colocados pelo Custo Brasil e sempre estarmos preparados para lidar com eficiência e conformidade com a possível reforma tributária.

Preparamos algumas dicas cruciais para sua empresa enfrentar com maestria o novo governo que está por vir e sempre estar em dia com o Fisco:

  • Estude a fundo a operação e a tributação por região. Saiba, de cor e salteado, todos os produtos que têm isenção tributária, quais não têm e nunca esqueça que esta regra muda dependendo das regiões que seus produtos/serviços estão presentes. Este conhecimento e controle permitirão que sua empresa lide com mais eficiência em caso de alguma mudança no sistema tributário.
  • Mapeamento de todos os programas dos incentivos fiscais e benefícios que a companhia tem. Estudos econômicos como estes são super importantes para as organizações calcularem os impactos que uma reforma tributária irá causar nos negócios.
  • Estar sempre em conformidade. Para uma empresa, estar em dia com o Fisco é de extrema importância não só para sua imagem perante os clientes, fornecedores, stakeholders, funcionários, etc. Manter o compliance significa estar pronto para pequenas ou grandes mudanças que podem vir acontecer nos próximos anos. Pode não parecer, mas ilegalidades com a Receita impedem que sua empresa se adapte com facilidade às novas regras.

A Synchro está sempre antenada a todas as tendências da legislação brasileira, prevendo todas as mudanças que a reforma tributária pode causar, estudando os impactos nos clientes. Somos uma das mais conceituadas provedoras de soluções de conformidade fiscal e há mais de três décadas desenvolve soluções que entregam conformidade com eficiência a todos os processos da cadeia de valor fiscal. Somos pioneiros em gestão tributária na nuvem, respondendo por 30% dos contratos. Desenvolvemos produtos com integração nativa com os fabricantes de ERP global, mitigando assim a instabilidade e consequente perda operacional das companhias. Investimos constantemente em tecnologia e treinamento de equipe.

Fale com um de nossos especialistas e saiba como nossas soluções podem auxiliá-lo estrategicamente.

Para ficar por dentro dos assuntos mais comentados do momento no segmento tributário, confira nossos conteúdos exclusivos!

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.