Entenda o impacto da alíquota única do ICMS sobre combustíveis no meio tributário

Entenda o impacto da alíquota única do ICMS sobre combustíveis no meio tributário

Após ter sido anunciado forte aumento no preço cobrado pelos combustíveis nas refinarias, o Congresso aprovou às pressas o Projeto de Lei Complementar nº 11 de 2020, que incide o valor do ICMS uma única vez sobre operações com gasolina e etanol anidro, diesel, biodiesel, gás liquefeito de petróleo, com base em alíquota a ser definida em Convênio. Vale destacar que esse PL já foi sancionado na íntegra pela Presidência e convertida na Lei Complementar nº 192.

Mesmo causando estranheza, especialmente porque as alíquotas internas do ICMS sempre foram definidas individualmente pelas unidades da Federação, em razão da autonomia constitucional dos entes federados para dispor sobre os tributos de sua competência, tudo indica que a alíquota uniforme deve reduzir a complexidade do sistema tributário sobre o setor, mitigando os efeitos da guerra fiscal.

Leia mais informações a respeito, abaixo:

Fonte: Alíquota única do ICMS dos combustíveis e seu impacto | Opinião | Valor Econômico (globo.com)

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.