Desmistificando a consultoria

Dentre os dados apresentados na edição de 2019 do Perfil das Empresas de Consultoria do Brasil podemos destacar o quanto o setor de consultoria tem sido firmado como segmento de pequenos negócios.

Mas, é sabido que o ano de 2020 não foi um ano fácil para empresas e pessoas, porém, quando falamos da área fiscal podemos dizer que o impacto foi ainda maior. Outra informação importante que foi apresentada pela pesquisa é o do otimismo, onde a maior parte das empresas do setor esperar crescer ou pelo menos manter a estabilidade no faturamento.

O que faz com que a pandemia do COVID-19, que atualmente vivemos, tenha um impacto não tão forte nesse segmento, permitindo uma previsão otimista, deve-se a algo que já vem acontecendo gradualmente nos últimos anos. Segundo a pesquisa, a maioria trabalhava no espaço dos próprios clientes (52,5%). Outros 22,9% já atuavam em home office ou co-workings. Apenas 24,6% mantinham escritórios próprios.

Deste modo, o conceito que atualmente vivemos de atividades sendo executadas em “Home Working” ou “Home Office” não exigiu uma grande mudança de mentalidade e adequação de processos de trabalho.

No entanto, houve uma grande migração de profissionais que, devido sua experiência, passaram a prestar consultoria para compensar a saída ao mercado de trabalho. Ocorre, porém, que alguns confundem consultoria e auditoria. Fazendo com que ocorra uma deturpação e queda na qualidade dos serviços.

O serviço que faz uma avaliação externa independente para exame e análise da eficiência e eficácia dos sistemas de controle – contábil, financeiro, fiscal – são na verdade ações da auditoria. A consultoria, por sua vez, são serviços temporários e interativos, prestados por consultores profissionais, que ajudam/amparam o cliente nos seus sistemas de controle.

Portanto, é de extrema importância a análise do custo/benefício na contratação de tais serviços de consultoria. Como um paralelo, podemos pensar na manutenção de nossas residências, como no caso de um cano furado, podemos contratar um profissional mais barato e ter o serviço feito de forma rápida, mas nem sempre a qualidade e longevidade da manutenção será adequada (fora o gasto adicional de retrabalho).

Deste modo, quando vamos contratar uma empresa de consultoria temos de ter em mente pontos que podem fazer toda a diferença, como a experiência da empresa no mercado, a proposta de valor do seu serviço e qual a cobertura de sua atuação.

No caso de sistemas fiscais, visto o complexo cenário tributário Brasileiro, onde segundo o Banco Mundial, o Brasil é o país que ocupa o topo do ranking de tempo gasto com obrigações ao governo anualmente, por exemplo:

Brasil 1.958h

Bolívia 1.025h

Argentina 311,5h

México 240,5h

Uma consultoria tem de ser muito mais que um profissional que conhece sobre um sistema, é necessária toda uma equipe na retaguarda do profissional para que venha a prover informações e insumos para um efetivo e longínquo serviço prestado (com qualidade, é claro).

No caso da Synchro, os serviços de consultoria contam com uma experiência de quase 30 anos de mercado atuando em mais de 320 grupos econômicos. Aliado a esses fatores, há centenas de profissionais focados nas mais diversas atividades que visam acompanhar e prover uma conformidade legal para uma ordem social mais justa.

Todos os consultores da Synchro são profissionais altamente capacitados que passam por processos contínuos de reciclagem e certificação. Isso serve para que todas as atividades de implantação e atualização sejam feitas da forma mais fluída, segura e com a maior passagem de conhecimento possível, para que não ocorram os famosos “pontos cegos”, ou seja, pontos de desconhecimento no sistema ou de falta de informação. No entanto, apesar de atuar muitas vezes de forma pontual, os consultores da Synchro têm sempre o perfil de ser um aliado da empresa cliente e não apenas um fornecedor de serviços.

Isso ocorre porque os valores da Synchro não são apenas frases de efeitos colocados em quadros, são vidas expressas nas ações desses profissionais que focam em auxiliar os clientes na melhor forma de trabalhar nesse caótico cenário tributário Brasileiro.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.