2020: O ano da liderança via Home Office

A pandemia do Covid-19 trouxe às empresas de todo o mundo uma nova realidade, marcada pelo home office, pouco explorado até então. Com esse novo formato, apresentou-se também aos líderes de equipes um desafio desconhecido: como manter seus liderados engajados, motivados, produtivos e conectados com o propósito da empresa?

A tarefa de engajar uma equipe é difícil e tem que ser feita todos os dias. Para Sônia Rocha, líder da equipe de consultores da Synchro, o fato de ter atuado também como consultora possibilitou que entendesse as dores de sua equipe, podendo assim ajudá-los a encontrar a solução sempre que preciso: “não nascemos líderes, aprendemos a ser um líder atuando lado a lado com a equipe.  Todo dia eles me ensinam a ser uma líder melhor”, afirma.

Nesse novo contexto desafiador para o líder, é importante ressaltar que a atribuição desses cargos vai muito além de um roteiro. Como seres humanos, os líderes de equipe também enfrentam dias bons e ruins, porém o que os diferencia é a motivação diária para estar presente e conquistar a confiança da equipe.

Pequenas ações, quando falamos da gestão de pessoas, são capazes de fazer a diferença no dia a dia. Abonar um dia de falta de um liderado que passou por um problema pessoal, por exemplo, quando a circunstância demonstrar cabível, pode contribuir grandemente para a criação de um vínculo de empatia e confiança, fortalecendo o líder como figura inspiradora para os demais.

Outro ponto relevante destacado por Sônia é que todos os problemas são resolvidos por sua equipe em conjunto. O diálogo se faz presente e utilizam-se da frase “vamos nos ajudar a resolver esse ponto” para, juntos, buscar soluções para as dificuldades que se apresentam: “eu, líder, não existo sem eles e reconheço sempre que, se algo deu errado, deu errado para a equipe. Por outro lado, se deu certo, o mérito é igualmente da equipe”, acrescenta.

O senso de união e colaboração mútua, aliados à confiança e à habilidade do líder para gerir a produtividade de sua equipe utilizando-se de soluções tecnológicas são fatores determinantes para o sucesso da liderança remota. Além disso, um paradigma que foi definitivamente transformado no cenário pós-pandemia diz respeito ao sistema de mensuração de produtividade através do tempo, ao invés de resultados.

Hoje, já não é mais aceitável medir a competência e a produtividade de um liderado com base no tempo em que ficou online no sistema da empresa, por exemplo. Estando o funcionário em um ambiente diverso do que vivenciava até então com a rotina diária empresarial, naturalmente seus horários serão mais flexíveis e adaptações deverão ocorrer – o que não implica necessariamente em uma queda de produtividade. Inclusive, pode representar justamente o oposto, e cabe ao líder ter a sensibilidade e a visão para mensurar esses resultados.

Uma prática adotada por Sônia junto à sua equipe durante a pandemia foram as chamadas “reuniões sem trabalho”, onde se reúnem e pedem licença para entrar na casa de cada um, ainda que de forma online. Cada reunião tem um tema: festa à fantasia online, “qual é a música” online, bingo online, etc. Dessas reuniões, participam também as famílias de cada membro da equipe, e o objetivo é manter o vínculo entre os colegas com a criação de um ambiente sadio que produza motivação e fortaleça a parceria, acolhendo a nova realidade do ambiente de trabalho compartilhado remotamente.

Um líder em tempos de pandemia deve, ainda, estar aberto a ouvir sua equipe, fazer-se disponível para entender suas dores e preocupações com o novo cenário que se apresenta, prestando atenção à saúde mental e emocional de cada um.

É preciso conferir maior liberdade e autonomia aos indivíduos, para que, conscientes de seu papel, possam desempenhá-lo com tranquilidade sem a necessidade de reportar cada passo em reuniões desnecessárias – o que, inclusive, é capaz de prejudicar a produtividade e atrapalhar a gestão de tarefas do time.

Mais do que nunca, o líder deve ensinar pelo exemplo, demonstrando como portar-se com responsabilidade e segurança em um contexto que ainda gera dúvidas e incertezas. Estar sempre um passo à frente na gestão de tarefas e metas de seu time constitui apenas uma parte do trabalho a ser desempenhado. Manter acesa a chama do propósito da empresa é um desafio que se renova a cada dia. Para isso, deve-se unir inteligência emocional, habilidades de gestão e vontade de superação, liderando o caminho para um novo amanhã.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.