Como escolher o melhor sistema contábil online

Atualmente, contar com a tecnologia para lidar com a contabilidade e as finanças da empresa deixou de ser um privilégio das grandes organizações. Podemos conferir o uso deste tipo de ferramenta até mesmo em pequenos mercados locais. Agora, o grande diferencial não é apenas apostar em sistemas contábeis ou financeiros, mas contar com o que há de melhor disponível no mercado. Entre escolher um tipo de produto ou outro, o que está em xeque é a produtividade da sua empresa frente a concorrência.

Diante de uma infinidade de opções, no entanto, como saber qual é a escolha certa? Quais critérios devem ser usados para contratar um tipo de serviço, ou implementar determinado software ou aplicativo? Atualmente, é possível contar com uma série de facilidades neste tipo de ferramenta, que envolvem desde o cloud computing, até o suporte oferecido pelo fornecedor. Por isso, resolvemos abordar, nesse post, os critérios que devem ser adotados por você para escolher o melhor sistema contábil online. Confira!

Sistema na nuvem

Quando for contratar um serviço de contabilidade ou adquirir um sistema contábil, é fundamental perceber se ele já conta com um sistema na nuvem. Isso porque, ao guardar as informações desta forma, o gestor pode garantir que irá obter informações a qualquer momento e em qualquer lugar — e em qualquer dispositivo, inclusive. Além disso, backups físicos muitas vezes não são seguros e podem se perder. A melhor forma para guardar informações e documento, portanto, é mantendo um sistema integrado à nuvem.

Sistema integrado

O sistema integrado é outro ponto importante que deve ser conciliado à computação na nuvem. O sistema contábil da sua empresa deve ser integrado, sendo possível acessá-lo de qualquer tipo de dispositivo, seja um smartphone, um tablet ou um notebook. Isso facilita o trânsito de informações, a atualização de dados em tempo real, e o acompanhamento e monitoramento de toda a situação patrimonial e financeira da sua empresa onde quer que você esteja. Além disso, permite que as informações sejam colhidas por qualquer um, desde os profissionais de linha de frente até os próprios gestores.

Design e usabilidade

É importante deixar claro, ainda, que o seu sistema contábil online deve ser usado por diversos profissionais e que, portanto, é fundamental garantir uma boa usabilidade e um design limpo. Esse tipo de característica diminui erros internos, cometidos pelo mau uso das ferramentas, e facilita a receptividade deste tipo de ferramenta entre toda a equipe, diminuindo a necessidade de treinamentos para o seu uso, dentre outros problemas.

Bom suporte

Por fim, é fundamental garantir que a empresa fornecedora deste tipo de serviço possua uma ampla expertise no mercado, além de oferecer um suporte sempre que for necessário. O pior cenário é quando a sua empresa precisa de algum tipo de reparo no sistema contábil ou, ainda, precise de uma implementação para agilizar o mecanismo, e a empresa prestadora do serviço não cumpra com a sua parte. Lembre-se de que empresas sérias trabalham com padrões reconhecidos de qualidade, que envolve desde a elaboração de um SLA (Service Leval Agreement) coeso, até a excelência na prestação de serviços.

Seu sistema contábil online possui esses benefícios? Não? Então acesse o nosso site e confira essas e outras vantagens!

 

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.