Como a cloud computing está otimizando o trabalho nas empresas

A cloud computing tem se tornado um interessante meio de corte nos custos em um cenário contínuo de crise. Diante das necessidades de redução de gastos, a utilização de aplicações em nuvem torna-se certamente uma excelente possibilidade.

Cada vez mais, o meio corporativo tem se interessado pelas soluções proporcionadas pelos métodos relativos ao big data. Nesse contexto, A cloud computing chegou para ficar. Motivos não faltam.

As vantagens da cloud computing

As novas tecnologias, que são utilizadas nessa especialidade, tendem a levar robusta vantagem em relação aos moldes utilizados em bancos de dados tradicionais — os conhecidos SQLs. Essa antiga forma de trabalho é segura e grandemente difundida entre analistas de tecnologia da informação. Porém não contempla as novas necessidades apontadas pelo mercado — solucionadas pelas metodologias em nuvem.

Em termos de performance, as novas plataformas são verdadeiramente arrojadas. Conseguem em poucos segundos ler uma gama gigantesca de dados, permitindo respostas precisas para desafios complexos. Muitas vezes, a um clique.

Isso contribui para a disponibilidade dos dados. O fato deles se encontrarem em nuvem facilita muito o acesso dos mesmos, que pode ser realizado por qualquer dispositivo, como um notebook ou um Smartphone. Uma praticidade impensada quando a salvaguarda fica restrita a um local específico.

A escalabilidade também é assegurada no processo. Hoje, é possível fazer operações em massa com resposta precisa em segundos. O débito de um cartão, por exemplo, não pode demorar horas ou mesmo minutos para ser concretizado. A busca é feita de forma rápida e a resposta é dada com exatidão. Isso também se aplica aos números das folhas de pagamento de uma grande corporação.

Esses quesitos favorecem plenamente ao controle financeiro feito em escala global. A elasticidade dos mecanismos em cloud computing permite, por maior que seja a quantidade de elementos a serem analisados, que as informações sejam obtidas de forma correta. A inserção de muitos novos elementos não impede os procedimentos analíticos.

Partindo disso, cloud computing tornou-se uma tendência consolidada no mercado brasileiro.  As vantagens financeiras e logísticas com uso do big data são significativas — o que também proporciona segurança da informação. O uso massivo por parte das empresas proporcionou um nível significativo de especialização na salvaguarda da integridade, confidencialidade e autenticidade dos dados.

As facilitações para resolver problemas futuros

Com uma grande gama de atribuições relacionadas à flexibilidade do sistema, a cloud oferece facilidades relativas a possíveis necessidades futuras.

Por exemplo, no caso da criação de novas obrigações acessórias, o modelo de plataformas em nuvem disponibiliza soluções diferenciadas. Mais precisamente no caso da ECF, a utilização dos dispositivos corretos minimiza os riscos de não-conformidade com a legislação, facilitando a contabilidade.

Além desse benefício, há redução considerável no uso de mão de obra e tempo necessários para apurar o Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Essas são apenas algumas das muitas utilidades.

Plataformas em nuvem encontram-se no rol de recursos da  Synchro — referência nacional em soluções tributárias e fiscais. Aproveite e entre em contato com nossos profissionais para conhecer nossa gama de atribuições!

 

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. […] Saiba também como o cloud computing está otimizando o trabalho nas empresas […]

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.