Dicas para ter sucesso ao implantar sistemas em nuvem

Com a crescente evolução da computação em nuvem, cada vez mais empresas estão adotando essa tecnologia. Além dos diversos benefícios que a nuvem proporciona, como a redução de custos, a facilidade na administração do ambiente e o aumento da mobilidade, estar na nuvem é uma forte estratégia para conseguir escalar o negócio de uma empresa. Mas, para se ter sucesso ao implantar sistemas em nuvem, é preciso estar atento a algumas questões. Confira a seguir as principais dicas para que a implantação seja feita da maneira correta!

Encontre a ferramenta ideal para sua empresa

Para que a implantação seja bem sucedida, não basta apenas contratar um sistema de cloud computing genérico: é preciso saber avaliar as opções disponíveis no mercado até encontrar qual é a melhor para a sua empresa. Existem características de extrema importância que não podem passar despercebidas, como a usabilidade, relacionada à facilidade de se utilizar um sistema. É necessário que o software seja intuitivo e fácil de se utilizar, para que, em pouco tempo, os funcionários da empresa sejam capazes de realizar suas tarefas no sistema sem quaisquer dificuldades.

Tenha atenção às características técnicas

Quando se decide fazer a migração dos sistemas, surgem diversos conceitos técnicos que precisam ser entendidos para que a empresa realmente tenha sucesso para implantar os sistemas em nuvem. Saber a diferença ente a nuvem pública e a privada, por exemplo, é fundamental. Além disso, a possibilidade de se ter um ambiente híbrido, a capacidade de integração dos sistemas, a escalabilidade do ambiente em nuvem, entre outras coisas, precisam ser levadas em consideração, para que a estratégia tomada pela empresa seja capaz de agregar valor ao negócio.

Saiba também como o cloud computing está otimizando o trabalho nas empresas

Explique a situação aos seus funcionários

Além de encontrar a ferramenta ideal para o seu negócio, deve-se começar a pensar na conscientização dos funcionários. Eles precisam entender o que está acontecendo na empresa, quais são os benefícios dessa mudança e como seu trabalho será impactado. Quando efetuado com sucesso, esse processo evita que surjam boatos e que informações incorretas sejam divulgadas, o que poderia diminuir o engajamento dos funcionários no processo de implantação. E, considerando que eles serão os usuários dos novos sistemas, é fundamental que eles se engajem para se ter sucesso ao implantar o sistema em nuvem.

O planejamento é o melhor caminho para o sucesso da implantação

Para que tudo dê certo, é preciso elaborar um projeto de implantação, em que serão definidas as etapas do processo, as metas a serem cumpridas, o prazo a ser seguido etc. Todas essas informações devem ser definidas pelos executivos, juntamente com o TI da empresa, para que o setor seja capaz de gerenciar o projeto e conseguir alcançar os resultados esperados.

Muitas vezes as empresas optam por implantar alguns módulos dos sistemas na nuvem primeiro, buscando uma adaptação mais tranquila à nova tecnologia. Após validar a implantação desses módulos, elas instalam o restante do sistema. Esses procedimentos são tomados, normalmente, como maneira de se ter mais segurança na adoção desses sistemas. O mais importante é saber planejar com cuidado as ações que a empresa irá executar, para que sejam gerenciados os riscos e os custos dos projetos de implantação e, assim, evitar problemas e conseguir alcançar o sucesso!

Agora que você já sabe no que tem que prestar atenção para ter sucesso ao implantar sistemas em nuvem na sua empresa, não perca tempo e procure as melhores soluções! Ficou alguma dúvida? Quer compartilhar alguma experiência? Não deixe de comentar!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. […] Veja também algumas dicas para ter sucesso ao implantar sistemas em nuvem. […]

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.