O que a tecnologia mudou na contabilidade?

Atualmente, a área de Contabilidade tem sofrido uma grande mudança com o uso da tecnologia da informação: agora podemos encontrar pacotes de serviços e também softwares desenvolvidos especialmente para áreas especificas da contabilidade.

Na área fiscal nos últimos anos temos visto uma grande preocupação das empresas por cumprir corretamente com as suas obrigações fiscais. Além disso, hoje é praticamente inviável o uso do papel, porque se acredita que o pagamento de impostos por via eletrônica permitiu a redução de erros. ‘

Hoje o desafio é fazer parte dessa mudança que possui um papel fundamental dentro das organizações.

Quais são os impactos da tecnologia na contabilidade?

O impacto que tem a tecnologia na contabilidade é enorme. As tecnologias da informação operaram como um motor de mudanças que permite responder às necessidades constantes de mudanças tributárias da empresa.

A tecnologia da informação criou movimentos significativos nas empresas. Isto é possível graças a implementação de novos sistemas e tecnologias melhoradas, bem como aos esforços de pessoas que se dedicam à inovação de novos produtos e serviços na área de informação.

Dadas as mudanças e incertezas em que vivemos, cada empresa deve estar preparada para enfrentá-los à medida que surgem, e até mesmo estar à frente deles, para manter o ritmo e permanecer competitiva no setor em que atua.

Quais áreas da contabilidade mudaram com novas tecnologias?

Existem pacotes de contabilidade para o cálculo dos impostos, ativos, imposto de renda, que facilitaram muito a área fiscal, reduzindo assim os erros e melhorando os resultados que devem ser dadas de acordo com a legislação fiscal.

Além disso, várias áreas contábeis sofreram melhorias devido ao uso de novas tecnologias: folha de pagamento, contas a receber e a pagar, nota fiscal, entre outras. Melhorias que ajudam na redução do trabalho realizado e o tempo antes usado para a preparação de demonstrações financeiras será o tempo que será usado para fazer a análise e tomada de decisão da empresa.

Qual o impacto da tecnologia nas empresas?

As tecnologias da informação são o motor da mudança que leva a uma nova era industrial que ameaça parar todas as estruturas obsoletas de negócios que não sabem como se adaptar. Ela é o instrumento básico para transformar dados em informações úteis, na hora adequada para a tomada de decisão.

Um sistema de informação contábil segue um modelo básico e um sistema de informação bem concebido, oferecendo compatibilidade de controle e flexibilidade.

O processo de contabilidade inclui mais do que a criação de informação, também envolve a comunicação dessas informações para os interessados e interpretação das informações contábeis para auxiliar na tomada de decisões de negócios.

O impacto que teve a tecnologia da informação nas áreas de contabilidade e fiscal

Anteriormente, os executivos da empresa exigiam saldos mensais, que eram muito caros e livros de controles de contas eram mantidos pela empresa. No entanto, hoje qualquer programa permite que você faça fechamentos virtuais simplesmente pressionando uma tecla.

O trabalho realizado por consultores fiscais está influenciando positivamente a situação fiscal das empresas. Isso porque a nova tecnologia foi implementada para a disseminação de informações e para facilitar o controle fiscal.

Um exemplo prático é a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) que substitui DIPJ e faz parte do SPED. Soluções como a ECF da Synchro constituem um grande avanço tecnológico para as empresas e o fisco e visa um maior controle e uma maior transparência entre os contribuintes e a Receita.

Qual é a contribuição real da tecnologia para as empresas?

O valor específico fornecido pela tecnologia da informação é a eficiência. A chave para assegurar e demonstrar que a tecnologia contribui para o desenvolvimento de negócios é quando se torna uma variável mensurável, ou seja, quando se permite que o gerenciamento de processos de negócio para alcançar o máximo em porcentagem e números reais aumenta a rentabilidade de sua operação e minimiza os custos de suas áreas operacionais.

No entanto, a forma como esta eficiência é implantada em empresas com soluções de TI está na capacidade das soluções implementadas em seus processos de gestão. Essa implementação têm sido desenvolvida com base no conhecimento real e completo de suas necessidades básicas.

Como tal podemos dizer que as soluções que a TI geram nas empresas, permite-lhes atingir a rentabilidade, precisão e rapidez na tomada de decisões dentro de sua organização.

Hoje uma grande necessidade de estar disponível para os sistemas de informação, bem como ter conhecimento do mesmo e ser capaz de se relacionar com a área de tributação e contabilidade. O surgimento da tecnologia da informação e ferramentas tecnológicas mudaram os processos de contabilidade e administração e forçou as empresas a desenvolver novas estratégias para se adaptar às exigências da tecnologia, mas também para a obtenção dos melhores resultados.

E então? Ficou em dúvida sobre o que a tecnologia mudou na contabilidade? Deixe aqui o seu comentário e entre em contato com a Synchro!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. […] novas tecnologias, que são utilizadas nessa especialidade, tendem a levar robusta vantagem em relação aos moldes […]

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.