A figura do contador no planejamento tributário

O contador é um dos profissionais que faz o planejamento tributário da empresa. Ele utiliza as informações financeiras para verificar o custo do seu negócio e passa o seu conhecimento para a administração auxiliando no processo de tomada de decisões. Contadores ou gestores de custos devem desenvolver orçamentos, verificar os ativos e criar relatórios importantes utilizados na gestão de todo o negócio.

Gestores dependem fortemente das informações fornecidas pelos contadores para desenvolver estratégias de negócio. Proprietários de pequenas empresas tomam a maioria das decisões dentro da empresa. As informações fornecidas por contadores os afetam diretamente na hora de tomar decisões de negócios.

Ao contrário da contabilidade financeira, a contabilidade gerencial não segue os princípios contábeis geralmente aceitos como padrões de contabilidade. Os relatórios criados por esses contadores incluem relatórios de gestão de desempenho, orçamento e custos. Esses relatórios muitas vezes se concentram em um segmento específico dentro da organização, tais como linhas de produtos ou serviços.

Os registros contábeis financeiros são utilizados para a criação de demonstrações financeiras. O principal objetivo das demonstrações financeiras é demostrar a posição financeira da empresa como um todo.

Tomando uma decisão

Os gerentes devem tomar decisões utilizando o que foi indicado pelo contador no planejamento tributário. Essas decisões muitas vezes exigem a escolha entre produtos alternativos. Por exemplo, um gerente de uma fabrica pode ter que determinar o melhor produto para a fabricação que faça com que a empresa permaneça rentável e determinar qual o preço a cobrar dos clientes pelo produto. Um fator importante na determinação do preço de um produto é o custo associado à fabricação do produto.

A figura do contador muitas vezes está ligada a realização da análise de custo para alguns produtos e divisões, que incluem custos fixos e custos variáveis. As decisões tomadas por gerentes de produção são o resultado direto do feedback dos contadores na analise de custos.

Planejamento

As informações tributárias apresentadas pelos contadores muitas vezes são utilizadas pelos gestores para prever e planejar. Os gerentes querem saber quais produtos são os melhores para a fabricação, mas também querem saber onde concentrar seus esforços no futuro. Os administradores devem usar essas informações para desenvolver metas e estratégias específicas para o futuro. O planejamento requer que os gestores saibam alinhar os objetivos de negócios com os recursos disponíveis. A capacidade de um gerente para antecipar e planejar depende dos orçamentos elaborados pelos contadores.

Orçamentos

A preparação dos orçamentos é a atividade central dos contadores aplicada na gestão. Os orçamentos e os planejamentos tributários expressam o plano de ação da empresa, usando os dados quantitativos. Estes orçamentos permitem que os administradores possam direcionar os recursos para departamentos que precisam financeiramente, e eliminar os programas e departamentos que não estão efetivamente utilizando os recursos.

A desvantagem do processo de planejamento orçamentário e tributário é que ele pode causar animosidade entre os serviços que competem por recursos. Os orçamentos individuais produzidos por contadores dependerão das necessidades da organização. Orçamentos comuns preparados incluem os orçamentos de vendas, produção, materiais e trabalho.

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  1. […] O time contábil é fundamental neste processo, é ele quem consolida as informações de forma estruturada, entregando aos adminstradores uma rica fonte para a tomada de decisão. O principal e mais importante papel da contabilidade aqui são os estudos tributários que serão determinantes e impactantes nos custos da nova companhia. Na retaguarda dos tributos, a equipe contábil precisa estar atenta às questões trabalhistas, informando aos órgãos de fiscalização do trabalho as mudanças ocorridas. Cabe também ao time atuar em conjunto com a equipe jurídica nas adequações societárias obrigatórias em uma fusão. Leia mais sobre o papel do contador no planejamento tributário aqui. […]

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