Volta de tributos sobre combustíveis provoca análises sobre projecções para inflação

Por mais que tenha sido parcial, a volta da cobrança de impostos federais sobre os combustíveis tem efeitos líquidos positivos para a condução da política monetária – por ter impacto negativo no índice no curtíssimo prazo. Sendo assim, o Copom estima que a inflação projetada para 2023, antes de 5,6%, agora deveria cair.

Porém, a volta dos impostos é o suficiente para permitir essa queda dos juros básicos? Por mais que a medida ajude, há uma forte preocupação do Copom sobre a desancoragem das expectativas de inflação e com o fato de que desde o final de dezembro para os dias atuais, a política fiscal não teve deterioração adicional.

Acompanhe de perto este assunto: Análise: A volta do imposto nos combustíveis permite cortar juros?

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.