Tributação 4.0: a revolução no pagamento de impostos?

Com o avanço tecnológico e o surgimento da quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0, muitas outras frentes tiveram que se preparar para essa nova era. Com isso, a Tributação 4.0 surge com o questionamento sobre como serão cobrados e arrecadados os impostos no futuro, como será a adaptação das empresas e, principalmente, de que forma o uso de tecnologias emergentes tornará todo o processo menos complexo.

Vale destacar que a Indústria 4.0 se caracteriza por fomentar uma integração sistêmica de ponta a ponta, oferecendo a estrutura necessária para estimular a transformação digital das operações com eficiência, produtividade e segurança, otimizando recursos – humanos, financeiros e tecnológicos – e obtendo melhores resultados.

Em outras palavras, essa revolução não se resume a mudanças em ambientes físicos – quando pensamos no dia a dia das operações de uma empresa -, mas sim no ambiente digital, trazendo oportunidades, também, para que haja uma desburocratização na arrecadação de tributos pelos Estados.

 

Tecnologia como pilar dessa revolução 

O sucesso neste planejamento tributário dependerá do quão tecnologicamente preparada a empresa estará para suportar os avanços e mudanças necessárias. Contudo, os profissionais envolvidos neste processo também precisarão mudar seu mindset, atuando cada vez menos em demandas operacionais para oferecer um suporte técnico e especializado em novas estratégias para a companhia.

Ao pensarmos no tratamento de dados e informações, este processo torna-se muito mais dinâmico e preciso a partir da digitalização, inteligência artificial e computação em nuvem, por exemplo. É perceptível, também, a diminuição de erros humanos a partir da utilização de sistemas que simplificam as atividades contábeis.

O uso de softwares específicos para o dia a dia, substituindo o trabalho manual, também resultará em uma diminuição do tempo gasto em demandas tributárias. Vale lembrar que, segundo dados do Banco Mundial, o tempo gasto por empresas com obrigações tributárias no Brasil é o maior do mundo – variando de 1.483 a 1.501 horas por ano.

 

Como devemos nos preparar para o futuro

O primeiro passo é mapear os processos para que seja entendido quais deles podem ser automatizados e/ou substituídos por ferramentas que otimizem o fluxo de informações, eliminando os gargalos da área com soluções inteligentes de conformidade tributária. Processos obsoletos podem colocar em risco toda estratégia desenvolvida pela empresa para se adequar a esta nova realidade.

Outro ponto importante é estar em constante aprendizado e atualização com as tecnologias oferecidas pelo mercado. São diversos os recursos disponíveis para o desenvolvimento de processos empresariais e boa parte deles exigem uma especialização para o seu uso. Por isso, faz muito sentido buscar fontes seguras para obter ajuda.

A equipe também deve estar engajada e aberta a este novo desafio. A comunicação entre os profissionais envolvidos deve estar alinhada, bem como as expectativas e capacitações necessárias para pôr em prática as estratégias estruturadas.

 

Busque o suporte de uma empresa especializada

Esta revolução já está acontecendo e a sua empresa precisa estar preparada. A Synchro é uma das mais conceituadas provedoras de soluções de conformidade fiscal e há mais de três décadas desenvolve soluções que entregam conformidade com eficiência a todos os processos da cadeia de valor fiscal. Fale com um de nossos especialistas e saiba como nossas soluções podem auxiliá-lo.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.