STF decide que contribuinte não pode tomar créditos de PIS e Cofins sobre a reavaliação de bens do ativo imobilizado

Por 4 votos a 1, os ministros da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que, caso um bem da empresa seja reavaliado, como, por exemplo, no caso da desvalorização de uma máquina, o contribuinte não poderá tomar créditos dessa perda de valor. O voto do ministro André Mendonça prevaleceu, divergindo do voto do relator, ministro Edson Fachin.
Para Mendonça, ficou mantido o argumento da Fazenda Nacional de que já havia um entendimento do STF sobre a não cumulatividade do PIS e da Cofins, que é definida por leis infraconstitucionais.

Desta forma, não seriam inconstitucionais as previsões legais que restringem o direito ao crédito, desde que sejam respeitados os princípios constitucionais da irretroatividade, da segurança jurídica e da razoabilidade.

Veja detalhes: STF nega crédito de PIS/Cofins sobre reavaliação de bens do ativo imobilizado

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.