STF analisará incentivos fiscais a agrotóxicos em primeira ação sobre a Reforma Tributária

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 16 de outubro o julgamento da primeira ação relacionada à Reforma Tributária. O processo, relatado pelo ministro Edson Fachin, questiona a constitucionalidade de dispositivos que concedem redução de 60% nas alíquotas de tributos para agrotóxicos e outros insumos agrícolas. A ação foi apresentada pelo Partido Verde (PV), que argumenta que os incentivos fiscais ao setor contradizem políticas de saúde pública, já que o uso intensivo desses produtos estaria associado a doenças tratadas pelo SUS.

Em contrapartida, a Advocacia-Geral da União (AGU) defende a manutenção dos benefícios, alegando que a exclusão abrupta das isenções poderia causar prejuízos à cadeia produtiva e ao abastecimento alimentar. O julgamento ocorre em meio à fase de regulamentação da reforma tributária, aprovada pela Emenda Constitucional 132, que unificará gradualmente cinco tributos em dois (IBS e CBS) até 2033, com início dos testes em 2026.

 

Saiba mais: STF marca julgamento de primeira ação contra reforma tributária

Avatar photo

Sobre o autor

A Synchro desenvolve soluções fiscais e tributárias de alta performance para grandes empresas. Especialista em tecnologia e conformidade fiscal, a empresa apoia as maiores organizações do mercado na redução de riscos e custos fiscais, oferecendo soluções robustas, modulares e aderentes à legislação, para entregar conformidade de ponta a ponta (end-to-end).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar photo

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.

Development with love by: Desafio