SPED Fiscal

SPED Fiscal

O SPED é um sistema criado pelo Governo Federal para o recebimento de informações fiscais e contábeis das empresas por meio digital. É composto por vários projetos, dentre eles a EFD ICMS/IPI, mais comumente conhecida como SPED Fiscal.

O SPED Fiscal trata da apuração do ICMS e IPI e é destinado aos contribuintes de ICMS e IPI que possuem inscrição estadual.

Por meio da transmissão de um arquivo digital, fornece informações fiscais de interesse do fisco estadual e da Secretaria da Receita Federal, em substituição aos seguintes documentos:

  • Livros Registro de Entradas/Saídas;
  • Livros Registro de Apuração ICMS/IPI;
  • Livro Registro de Inventário;
  • Controle de Ativo Imobilizado (Bloco G); e
  • Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque(Bloco K).

Desde a implantação do Sistema Público de Escritura Digital (SPED), o Fisco passou a ter um instrumento sem igual para a fiscalização de informações, capaz de cruzar dados de origens federais, estaduais e municipais em tempo real.

Além disso, a fim de se padronizar a entrega dos arquivos em todos os Estados, todas as obrigações acessórias que compõe o SPED possuem um leiaute específico e pode sofrer alterações pela legislação publicada pela Receita Federal.

Para entregar essa obrigação acessória adequadamente, as empresas precisam estar preparadas e planejar cuidadosamente as relações com fornecedores e clientes, pois todas as informações trocadas entre eles devem estar alinhadas para não ter nenhum problema na entrega da obrigação. É preciso também sempre rever a estratégia fiscal, pois pode ser necessário adquirir soluções fiscais.

As principais vantagens ao tornar digital toda a apuração do ICMS e IPI foram as seguintes:

Redução dos Custos

Antes eram necessários muitos funcionários somente para fazer todas as entregais manuais dos livros fiscais;

 

Melhor qualidade de Informação

As informações não precisam ser todas inseridas manualmente. Muitas são reaproveitas das informações existentes nos sistemas;

 

Competitividade entre empresas

Começaram a surgir várias empresas para desenvolver as soluções fiscais a fim de facilitar a entrega das obrigações;

 

Redução de Praticas Fraudulentas

São utilizadas as informações que já foram inseridas no sistema;

 

Maior Integração entre os Fiscos

Permite que os entes federados recebam as informações praticamente de forma simultânea;

 

Agilidade no Atendimento

O Sistema faz praticamente todo o trabalho sozinho;

 

Redução do tempo gasto para a geração da Obrigação

Depois que todas as informações estão no sistema, basta apertar um botão para o arquivo da obrigação ser gerada e entregue;

 

Diminuição de erros

Eliminação dos problemas causados com erros de digitação manual e controles paralelos em planilhas.

Logo após a implantação do SPED aumentou muito a demanda por Soluções Fiscais, que são ferramentas que facilitam a entrega de todas as obrigações fiscais e tributárias em conformidade com a legislação vigente.

Geralmente utiliza-se um programa específico para se entregar uma obrigação de maneira on-line.  Muitas obrigações tributárias devem ser entregues por meio do PVA (Programa Validador e Assinador) da Receita Federal. Contudo, esse programa não se integra com o sistema já utilizado pela empresa, ou seja, é preciso inserir toda vez as informações manualmente para que as obrigações sejam geradas.

É nesse caso, por exemplo, que se facilita utilizar uma Solução Fiscal.  A Solução Fiscal da EFD ICMS-IPI da Synchro é um repositório de base de dados fiscais, que centraliza, organiza e padroniza as informações dos contribuintes para atender às obrigações de transmissão de arquivos magnéticos exigidas pelo governo.

Assim, ao se utilizar uma Solução Fiscal que consolida as informações tributárias e fiscais da empresa e que se integra ao ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento dos Recursos da Empresa), é possível atender a todos os requisitos dos projetos do Governo Brasileiro, facilitando as entregas de obrigações.

Além de realizar a apuração dos impostos de ICMS e IPI com o objetivo de recolhê-los (Obrigação principal), o SPED Fiscal da Synchro também cumpre com a obrigação acessória (EFD ICMS-IPI) ao transmitir o arquivo digital necessário para se cumprir com essa obrigação.

Ao se utilizar essa Solução é possível estar em conformidade com as exigências do fisco estadual, na entrega desta obrigação no que se refere ao ICMS e ao IPI, além de possuir:

  1. Flexibilidade de configuração de regras;
  2. Velocidade da apuração;
  3. Relatórios diversos:
  • Livro de Entradas;
  • Livro de Saídas;
  • Livro de Apuração de ICMS;
  • Livro de Apuração de IPI;
  • Livro de Inventário;
  • Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque (BlocoK);
  1. Dashboard que auxilia no processo de apuração;
  2. Tecnologia FullWeb.

Além disso, existem outros benefícios ao se utilizar a solução SPED Fiscal Synchro:

  • Tempo disponível para realização da apuração;
  • Risco de não conformidade;
  • Não necessidade de atualização do produto para atendimento de pequenas mudanças legais;
  • Importação e exportação de dados de interface em planilhas;
  • Interface com outros sistemas (recepção de dados);
  • Recepção de informações de diversos sistemas através de Interfaces – Open interfaces e interfaces padrões;
  • Telas para apresentação/digitação das informações dos documentos fiscais e escriturações fiscais;
  • Geração dos arquivos magnéticos obedecendo ao leiaute definido pela legislação para a Escrituração fiscal digital (SPED-Fiscal);

Enfim, se o SPED Fiscal da Synchro já possuir informações necessárias para o cumprimento das obrigações e se integrar ao ERP que a empresa utiliza para as demais atividades, basta gerar a obrigação, facilitando e simplificando a entrega dos arquivos digitais.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.