Saiba o que a tributação sobre dividendos pode acarretar para seu negócio

Sabemos que a tributação de dividendos será um dos assuntos em pauta a partir de 2023. Para saber o impacto disso e quais empresas seriam mais afetadas, a equipe de macroeconomia do BTG Pactual fez um estudo considerando 140 companhias brasileiras em dois cenários: 15% de imposto sobre dividendos, fim do juros sobre capital próprio (JCP) e sem redução do imposto de renda corporativo; e mesmas hipóteses do cenário anterior, mas com 5 pontos percentuais de redução do imposto de renda das pessoas jurídicas.

O levantamento estima que um imposto de 15% sobre os dividendos corporativos combinado com o fim do JCP aumentaria as receitas do governo em R$ 47 bilhões a 61 bilhões em 2023 e R$ 50 bilhões a 65 bilhões em 2024. Já as organizações que mais podem sofrer com a nova tributação são bancos e empresas de telecomunicações, tendo, no pior dos cenários simulados, uma queda de 17% em seus lucros em 2024. E no segundo cenário (15% de imposto sobre dividendos, fim do JCP e redução de 5 p.p. na taxa de imposto) os lucros podem ter 10% de redução.

Veja detalhes do estudo na Exame: Tributação sobre dividendos: quais ações são as mais afetadas?

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.