Reforma Tributária: O que deverá mudar com o Imposto Seletivo

O Imposto Seletivo (IS) será destinado a bens e serviços compreendidos como prejudiciais para a saúde ou o meio ambiente.

Introduzido por meio da aprovação da Reforma Tributária pela Câmara dos Deputados, o Imposto Seletivo (IS), previsto para 2027, engloba itens como bebidas alcoólicas, cigarros e, muito provavelmente, alimentos com alto teor de açúcar. De acordo com o governo, o IS terá caráter meramente regulatório e será instituído por lei ordinária, que irá detalhar as mercadorias e os serviços sobre os quais incidirá. Ou seja, uma lei complementar precisará ser criada para especificar os referidos itens.

A principal diferença em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que também utiliza alíquotas mais altas para tributar produtos como cigarros e bebidas se valendo da essencialidade dos produtos aos seres humanos, é que ele leva em conta os danos à saúde e ao meio ambiente. O que tem preocupado os especialistas é a possibilidade de diversas interpretações acerca dos critérios em torno desses produtos. Em um primeiro momento, por exemplo, agrotóxicos e defensivos agrícolas estariam fora da lista.

A inclusão do imposto seletivo em alimentos ultraprocessados têm sido pauta de discussão em diversos setores da sociedade. Recentemente, médicos, ex-ministros da Saúde, pesquisadores e outras entidades pediram que fossem incluídos na taxação produtos como refrigerantes e salgadinhos, por excesso de açúcar, sal e gordura. O argumento das entidades é de que o Brasil precisa enfrentar o aumento de doenças relacionadas à alimentação, indo ao encontro de 55 países, que já adotaram tributação sobre produtos ultraprocessados.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, a indústria de alimentos, por outro lado, tem sugerido uma tributação específica para cada tipo de produto, sugerindo que cada item, como iogurtes e refrigerantes sejam tratados separadamente. Também existe um esforço da indústria de extração mineral, para que ela não entre na cobrança seletiva, substituindo a taxação por uma destinação de recursos para diminuição dos impactos à saúde e ao meio ambiente.

Outros setores também veem risco em relação ao imposto criado pela reforma tributária. Representantes de refinarias privadas no país temem que o IS possa inviabilizar o setor por conta de distorções tributárias e regulatórias e causem um tratamento desigual entre exportações e vendas no mercado interno. Segundo eles, se o IS for desonerado apenas na exportação, as produtoras de petróleo vão ter mais um incentivo para exportá-lo em vez de o utilizar para a industrialização no país.

Diante dos desafios apresentados pelo Imposto Seletivo, é de suma importância ter em mente a complexidade do tema e o grande número de atores que podem ser influenciados por essa nova taxação. Sendo assim, torna-se imprescindível o diálogo aberto entre governo, indústrias e sociedade civil. Apenas com a máxima participação da sociedade será possível gerar consenso e minimizar o risco de desigualdades e distorções.

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.