Como montar um treinamento interno para seus funcionários?

As capacitações de membros  de uma equipe nem sempre são atividades constantes, em decorrência dos custos da para a empresa e do dia a dia atribulado. Porém, existem soluções que podem contornar esses problemas, como realizar um treinamento interno. Essa é uma opção vantajosa para a empresa, principalmente por economizar recursos da organização e valorizar os funcionários. Mas como fazer isso? É isso o que você vai aprender com o post de hoje.

Como o treinamento interno pode ajudar minha empresa?

A resposta para essa pergunta é simples: motivados e conscientes das atividades que precisam desenvolver, os funcionários trabalham melhor, aumentando a qualidade do serviço prestado. Além disso, a união dos membros de uma equipe fortalece a integração, favorecendo o espírito de trabalho coletivo.

Esses treinamentos também são excelentes oportunidades para descobrir novos talentos. Assim, ganha a empresa, que não precisa buscar um novo gestor fora da organização, e ganha o funcionário, que tem suas habilidades reconhecidas e pode conquistar novas funções.

Agora que você já sabe a importância de se investir em treinamentos, vamos passar para um outro ponto importantes: a execução das capacitações.

Como organizar um treinamento interno?

Tirar do papel a ideia de uma capacitação interna parece ser muito complicado, mas não é bem assim. Com planejamento e organização, fica fácil fazer com que tudo aconteça da melhor maneira possível. É só seguir nosso passo a passo:

1º passo

A primeira coisa em que você deve pensar é no tipo de treinamento que será realizado. O foco será um serviço prestado pela empresa? Ou quem sabe um procedimento que já era realizado, mas foi alterado recentemente? Esse também é o momento de definir qual o objetivo da ação.

Peguemos como exemplo um treinamento técnico sobre um processo de  Escrituração Contábil Fiscal (ECF)que tenha sido alterado recentemente. O objetivo, nesse caso, seria capacitar os colaboradores para o novo procedimento adotado. Definir isso vai ajudar a planejar a melhor forma de executar a atividade, além de escolher quem será o responsável pelo treinamento.

2º passo

O passo seguinte inclui a definição do tempo que será gasto para a realização do treinamento, bem como o horário em que será feito. Evite períodos muito longos, pois as pessoas tendem a perder a atenção se ficam em um tipo de atividade por muitas horas seguidas. Nesses casos, o melhor é dividir o treinamento em duas ou mais reuniões.

3º passo

Comece a estruturar um plano de atividades, dividindo o tema principal em assunto menores. Depois, elenque os tópicos que precisam ser abordados em cada assunto e estabeleça um tempo aproximado para cada um deles. No exemplo anterior, você pode esclarecer o que é Escrituração Contábil Fiscal nos primeiros 10 minutos, passar os próximos 10 explicando o que mudou no processo e fazer um passo a passo de 1h40 dos novos procedimentos.

4º passo

Aqui você deve definir os recursos que serão usados na apresentação, de acordo com o cronograma estabelecido no passo 3. Pense em vídeos, apresentações de slide, pequenos exercícios de fixação e momentos para responder dúvidas, por exemplo. O importante é fazer com que o treinamento fique dinâmico.

Ao organizar esses treinamentos, eles podem assumir diferentes características, de acordo com o tipo de experiência apresentada. No exemplo do treinamento de ECF, poderia ser um treinamento de habilidades, em que um funcionário capacitado transmite seus conhecimentos, ou um treinamento transversal, quando um setor compartilha informações com outro para ampliar a visão de cada um dentro da empresa.

Agora que você viu como os treinamentos internos são importantes para as empresas, nos conte nos comentários como você vai organizar um treinamento na sua empresa. Continue acessando nosso blog para saber mais sobre o assunto e aproveite para conhecer as soluções oferecidas pela Synchro!

Sobre o autor

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.