Reforma tributária: Estados querem que regime de substituição tributária seja mantido

O regime de substituição tributária foi retirado da proposta de regulamentação da reforma tributária, mas, nas negociações com o Ministério da Fazenda, os Estados não querem abrir mão desse sistema que é responsável por 38% da arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

Além disso, ele é visto como um instrumento de combate à sonegação em itens como cigarros e bebidas. Para o governo federal esse mecanismo traria mais complexidade ao novo sistema, mas tem reavaliado a questão perante os argumentos dos governos estaduais.

Esse é um dos pontos de discordância dos estados em relação ao detalhamento da reforma tributária. A divulgação dessas divergências surpreendeu o governo, que, na divulgação do  projeto de lei complementar disse que havia concordância com os Estados e municípios em 95% do conteúdo da proposta.

 

Veja detalhes: Reforma tributária: Estados insistem em manter regime de substituição tributária

Sobre o autor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso blog

Digite seu email para acompanhar nosso blog e receber notificação de novos conteúdos.